A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso

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A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de pt_BR
dc.contributor.author Mecking, Maria Letizia Marchese pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T12:02:31Z
dc.date.available 2012-10-18T12:02:31Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 190586 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80249
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo procurou traçar um perfil dos professores universitários a partir da percepção que os alunos possuem da prática didático-pedagógica desenvolvida em sala de aula. Especificamente, pesquisou-se dados bibliográficos sobre o significado de Qualidade e a sua relação com o Ensino Superior, as Tendências Pedagógicas e suas interferências na prática docente e os principais elementos didáticos da prática pedagógica. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa e a entrevista como técnica de estudo, a qual foi realizada com 15 (quinze) alunos do 2º ano do Curso de Pedagogia durante o período de setembro de 2000.O Universo de pesquisas foi escolhido levando-se em conta a disposição e o conhecimento teórico dos entrevistados. Os resultados dos estudos realizados demonstraram que a postura didático-pedagógica assumida pelos professores universitários do Curso de Pedagogia é percebida pelos alunos através dos elementos didáticos, os quais ressaltam a tendência da educação mais arraigada nos mesmos. Mediante todos os dados coletados acredita-se que a prática concreta do professor do ensino superior deve assentar-se em três pontos principais: o conteúdo da área na qual o professor é um especialista; sua visão de educação, de homem e de mundo, sendo que as habilidades e os conhecimentos devem lhe permitir uma efetiva ação pedagógica em sala de aula. Concluiu-se que visando a qualidade do Ensino Superior, o professor deverá resignificar a unidade entre aprendizagem e ensino, deve criar novos instrumentos de análise, planejamento e condução da ação educativa, porque o trabalho docente como vimos, é uma atividade consciente e sistemática, em cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Professores universitarios pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title A relação entre percepção e postura didático-pedagógica no ensino superior: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cândido, Gesinaldo Ataíde pt_BR


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