dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vania Ribas |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cunha, José Carlos de Almeida |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T11:57:49Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T11:57:49Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
178554 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80243 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A questão em estudo nesta dissertação é o efeito da linguagem no processo de ensino-aprendizagem e quais seriam as orientações indicadas para aperfeiçoar o trabalho docente no contexto de hoje em dia. A linguagem é o primeiro fator sob análise. Seu papel no processo e os problemas e óbices que prejudicam a comunicação entre professor e aluno são aqui focalizados, principalmente o mau uso do vernáculo, o abuso de expressões idiomáticas estrangeiras e o impacto da mídia na cultura da sala de aula. Uma sucinta consideração das teorias de citação mais freqüente, como nas abordagens tradicional, comportamentalista, humanista ,cognitivista e sócio cultural introduz a questão central. Indaga, no contexto da apresentação, se o professor deve se ater a uma das direções ou se lhe é facilitado o trabalho quando diversifica suas táticas, combinando diversas orientações. Daí a proposição final de que a visão monolítica e unívoca do processo ensinar-aprender seja um mito. A variabilidade das condições mutantes ao longo do processo educacional exige que se incorporem as contribuições capazes de melhor adaptação às necessidades da díade aluno-professor |
pt_BR |
dc.format.extent |
viii, 96 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho de ensinar: os mitos |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |