dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Lapolli, Edis Mafra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Haeming, Waléria Külkamp |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T11:25:11Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T11:25:11Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185457 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80192 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho analisa a linguagem utilizada pelos professores da Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC), na construção de seu discurso pedagógico. Esta dissertação considera que o uso de uma linguagem construída sob uma cultura empreendedora é a indicada para este tempo marcado por transformações profundas no perfil das pessoas que irão inserir-se no mundo do trabalho deste século. Nesse sentido, após uma contextualização da educação nesse cenário, apresenta uma fundamentação teórica voltada à apresentação de conceitos fundamentais, envolvidos nesse processo, quais sejam: empreendedorismo, linguagem, interação e comunicação. A aplicação dessa teoria, apresenta-se como estudo de caso, com o qual, através de um questionário, busca-se retratar o discurso veiculado na ETFSC. Faz-se a apresentação dos resultados, objetivando uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados apresentados, de modo a atingir o objetivo geral deste estudo: propor estratégias para o uso da linguagem balizada por uma cultura empreendedora de forma a transformar o discurso pedagógico, veiculado na ETFSC, em um instrumento de busca de espaços pessoais, sociais e profissionais do aluno, do professor e do conhecimento. Como conclusões do estudo, apontam-se os obstáculos à transposição do discurso tradicional para o empreendedor, bem como delineiam-se estratégias capazes de fazer essa transposição, as quais pautam-se na criatividade, entusiasmo e ousadia atitudes geradoras de todas as outras necessárias para compor o perfil de um educador com espírito empreendedor. Por fim, sugere-se a continuidade deste estudo, apontando a necessidade de buscar nos outros parceiros da educação - os alunos e a sociedade - a validação dos resultados apontados na pesquisa, bem como a busca dos possíveis entraves à criação de um discurso empreendedor para orientar a prática pedagógica. |
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dc.format.extent |
ii, 143 f.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguagem |
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dc.subject.classification |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empreendedorismo |
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dc.title |
Gerenciamento da comunicação numa perspectiva empreendedora: uma reflexão sobre a linguagem do discurso pedagógico |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Santos, Consuelo Aparecida Sielski |
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