A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process)

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A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni pt_BR
dc.contributor.author Alves, Maria Bernardete Martins pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T11:19:31Z
dc.date.available 2012-10-18T11:19:31Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 186992 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80181
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Analisou-se o processo de busca e uso da informação em um contexto de aprendizagem ou seja, a preparação de um trabalho acadêmico. O estudo baseou-se no modelo de busca de informação denominado ISP-Information Search Process, desenvolvido por Kuhlthau (1994) que compreende a busca de informação como um processo de aprendizagem significativa, na perspectiva do usuário. A pesquisa foi realizada com um grupo de trinta e três estudantes do quinto período do segundo semestre de 2000, do curso de Pedagogia do Centro de Ciências da Educação - CED/UFSC, resgatando retrospectivamente por meio da aplicação de um questionário, a percepção desses estudantes, a respeito do processo de busca de informação, de como eles escolhem um tema para sua pesquisa, qual o papel dos mediadores, quais os problemas encontrados e o que eles gostariam que mudasse no próximo trabalho de pesquisa. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos estudantes considera a escolha de um tema para pesquisa uma tarefa fácil quando há informações disponíveis embora, eles escolham e delimitam o tema da pesquisa antes de pesquisar na biblioteca. Quando pesquisam na biblioteca, o catálogo, em ficha ou automatizado, é o primeiro recurso informacional utilizado. Todavia, o contato pessoal, foi o recurso informacional mais utilizado. Quanto aos mediadores, formais e informais, a maioria dos estudantes apontou os colegas como principal mediador. Nenhum estudante apontou o bibliotecário. Eles não o reconhecem como parceiro no processo de ensino-aprendizagem. Por fim esta pesquisa evidenciou a dificuldade que os estudantes têm de descrever o processo de pesquisa na sua totalidade, embora reconheçam os passos da pesquisa. pt_BR
dc.format.extent 125 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Recuperação da informação pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa pt_BR
dc.subject.classification Estudantes universitarios pt_BR
dc.subject.classification Percepção pt_BR
dc.subject.classification Bibliotecas e estudantes pt_BR
dc.title A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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