dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Alves, Maria Bernardete Martins |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T11:19:31Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T11:19:31Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
186992 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80181 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Analisou-se o processo de busca e uso da informação em um contexto de aprendizagem ou seja, a preparação de um trabalho acadêmico. O estudo baseou-se no modelo de busca de informação denominado ISP-Information Search Process, desenvolvido por Kuhlthau (1994) que compreende a busca de informação como um processo de aprendizagem significativa, na perspectiva do usuário. A pesquisa foi realizada com um grupo de trinta e três estudantes do quinto período do segundo semestre de 2000, do curso de Pedagogia do Centro de Ciências da Educação - CED/UFSC, resgatando retrospectivamente por meio da aplicação de um questionário, a percepção desses estudantes, a respeito do processo de busca de informação, de como eles escolhem um tema para sua pesquisa, qual o papel dos mediadores, quais os problemas encontrados e o que eles gostariam que mudasse no próximo trabalho de pesquisa. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos estudantes considera a escolha de um tema para pesquisa uma tarefa fácil quando há informações disponíveis embora, eles escolham e delimitam o tema da pesquisa antes de pesquisar na biblioteca. Quando pesquisam na biblioteca, o catálogo, em ficha ou automatizado, é o primeiro recurso informacional utilizado. Todavia, o contato pessoal, foi o recurso informacional mais utilizado. Quanto aos mediadores, formais e informais, a maioria dos estudantes apontou os colegas como principal mediador. Nenhum estudante apontou o bibliotecário. Eles não o reconhecem como parceiro no processo de ensino-aprendizagem. Por fim esta pesquisa evidenciou a dificuldade que os estudantes têm de descrever o processo de pesquisa na sua totalidade, embora reconheçam os passos da pesquisa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
125 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Recuperação da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudantes universitarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Percepção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Bibliotecas e estudantes |
pt_BR |
dc.title |
A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |