dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Pereira, Jose Carlos |
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dc.contributor.author |
Silveira, Márcio Eduardo |
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dc.date.accessioned |
2012-10-18T10:45:47Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T10:45:47Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
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dc.identifier.other |
177769 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80127 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo analisar, utilizando o método dos elementos finitos, o comportamento dinâmico de rotores em eixos bobinados. Os rotores são formados por um ou dois discos acoplados à um eixo apoiado em mancais flexíveis. Os eixos são, neste caso, fabricados a partir do bobinamento de fibras impregnadas em resina sobre um mandril. Os discos são considerados rígidos e um elemento do tipo viga com módulo equivalente é utilizado para modelar o eixo do rotor. Um modelo de amortecimento interno é introduzido através de um módulo equivalente amortecido. Inicialmente, são determinadas a resposta a uma massa desbalanceada e as zonas de instabilidade para os modos em flexão de rotores apoiados em mancais com diferentes configurações. Nos modos em torção, são determinadas as freqüências naturais e os respectivos fatores de amortecimento, bem como a resposta em freqüência. Os resultados obtidos com o eixo em carbono/epóxi e em vidro/epóxi, mostraram que o ângulo de bobinagem do eixo pode ter forte influência na localização das freqüências naturais, tanto nos modos em flexão quanto em torção. O amortecimento interno, proveniente do material composto, pode reduzir consideravelmente os picos de amplitudes de vibrações, porém pode gerar instabilidade no sistema. E por fim, com o objetivo de ressaltar as vantagens e a flexibilidade oferecidas pelo uso de materiais compostos em rotores, um método de otimização foi utilizado para minimizar picos de amplitude, evitar zonas de instabilidade e determinar a posição ótima das velocidades críticas, tendo como variáveis de projeto o ângulo de bobinagem, as rigidezes dos mancais e a posição do disco no eixo. |
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dc.format.extent |
xii, 97 f.| il., grafs., tabs. + |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia mecânica |
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dc.subject.classification |
Dinamica |
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dc.subject.classification |
Rotores |
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dc.subject.classification |
Eixos |
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dc.subject.classification |
Metodo dos elementos finitos |
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dc.subject.classification |
Mancais |
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dc.title |
Análise do comportamento dinâmico de rotores em eixos bobinados |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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