dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Schenini, Pedro Carlos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rodrigues, Júlio Cardoso |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T10:12:57Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T10:12:57Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185442 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80076 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
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dc.description.abstract |
Este estudo apresenta os resultados da avaliação do processo de implantação do Projeto Piá Ambiental na cidade de Curitiba. Trata-se de um projeto de educação ambiental com crianças e adolescentes que moram em áreas de fácil degradação ambiental, prioritariamente em fundos de vale e encostas. Dentre os objetivos do Projeto Piá Ambiental destacam-se o fornecimento de alimentação e a prática de atividades educativas e recreativas. As atividades visam melhorar as condições de saúde e higiene das crianças, bem como estimular a melhoria do meio ambiente comunitário. O Projeto Piá Ambiental foi inaugurado oficialmente, em setembro de 1991, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba. As unidades do projeto Piá Ambiental são simples e as pessoas das próprias comunidades atuam na gestão das unidades, supervisionadas por funcionários do município. Para a avaliação utilizou-se um conjunto variado de técnicas, destacando-se: a pesquisa documental, a observação participante, entrevistas e questionários. Primeiramente são apresentados os aspectos históricos, sociais, políticos e ambientais que antecederam a urbanização da área, onde foram implantadas as primeiras unidades do projeto Piá Ambiental. Em seguida, são apresentados as características e objetivos do projeto. Analisa-se como ocorreu o processo de implantação e como funcionaram as unidades avaliadas. São destacados as percepções dos pais sobre o aprendizado. Posteriormente, aponta-se como aconteceu a participação, tanto de pais como da comunidade nas atividades do projeto. Identifica-se ainda como a iniciativa privada participou na implantação das unidades. Nas considerações finais, apresenta-se o resultado da pesquisa, especial ênfase é dada aos aspectos referentes às técnicas e instrumentos utilizados na avaliação de projetos sociais de objetivos amplos. Por último, pretende-se contribuir para ampliação do conhecimento sobre avaliação de projetos sociais, oferecendo subsídios para melhoramentos nas unidades avaliadas e nas comunidades locais. |
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dc.format.extent |
i, 147 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
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dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projetos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Curitiba (PR) |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do processo de implantação de um projeto de educação ambiental com crianças em Curitiba |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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