Uma proposta educacional na construção do elo todo X partes enunciado por Blaise Pascal

DSpace Repository

A- A A+

Uma proposta educacional na construção do elo todo X partes enunciado por Blaise Pascal

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves, Joao Bosco da Motta pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Clara Amélia de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T10:12:25Z
dc.date.available 2012-10-18T10:12:25Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181858 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80075
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Nesta tese é feita uma contribuição teórica a uma Pedagogia considerando a Educação como um Sistema de Desenvolvimento Humano. A originalidade da proposta está em se utilizar uma ferramenta teórica de Modelagem de Sistemas Complexos, proveniente da área de Informática, denominada de Orientação a Objetos. Ela se torna uma ferramenta adequada para ser aplicada no Contexto Educacional, se este for considerado como Sistema de Desenvolvimento. A partir de um cenário geral, onde se insere a Educação na civilização atual, é analisada a atual crise de Paradigma, onde a especialização, ou fragmentação dos conhecimentos vem trazendo dissabores aos humanos, especialmente, frente ao cenário da Globalização. Esta reflexão inicial aponta para conceitos mais flexíveis, colocados em um Léxico de Contexto, que auxiliem na construção de uma prática pedagógica pertinente ao contexto mundial atual. Passa-se então à construção do Educacional, que inclui o Ambiente onde atuam os membros (professor/alunos). A proposta se propõe a responder ao enunciado de Pascal, que fala do "elo das partes e do todo". Para tal, ela deve se alinhar com o referencial teórico ditado pelas, denominadas, leis Naturais. A formulação, assim proposta pela autora, serve de apoio teórico à implementação prática da abordagem do ensino Orientado a Projetos, que vem sendo aplicada em várias partes do mundo, inclusive no ensino de Engenharia e de Computação. A versão desta Metodologia Educacional, desenvolvida e experimentada pela autora, nos cursos de Computação e de Engenharia, será denominada de Metodologia de Orientação à Temática. Finalmente, são descritos dois casos de experiência concreta no Ensino. Conclusões sobre esta abordagem Educacional apontam para: 1- a necessidade de integração do Objeto de Estudo (Temática), com o Sujeito (Estudante), em uma perspectiva Humanista para a Educação, em qualquer domínio de conhecimento; 2 - necessidade de sair do nível de propostas isoladas para ser incorporada em propostas curriculares aumentando assim a sua potencialidade e benefícios decorrentes. 3- A Orientação a Objetos se revela como ferramenta genérica, de apoio à modelagem de Temáticas Complexas, aplicável a domínios, independentes dos produtos de modelagem de sistemas dirigidos para a área de Informática, em si pt_BR
dc.format.extent 223 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.title Uma proposta educacional na construção do elo todo X partes enunciado por Blaise Pascal pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
181858.pdf 12.48Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar