Educação ambiental como processo transversal do currículo escolar

DSpace Repository

A- A A+

Educação ambiental como processo transversal do currículo escolar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lerípio, Alexandre De Ávila pt_BR
dc.contributor.author Fontanela, Luiz Batista pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T10:07:42Z
dc.date.available 2012-10-18T10:07:42Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 186977 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80066
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta a forma como os professores de Ciências, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, de algumas escolas públicas, estaduais e municipais da ilha de Santa Catarina desenvolvem o tema Educação Ambiental no currículo escolar. Traz uma caracterização histórica e conceitual do tema no âmbito mundial e nacional; a forma como é sistematizada no currículo escolar tradicional e a legislação que a regulamenta. Discute a introdução da terminologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais como Tema Transversal e a forma como a Educação Ambiental, ao perpassar as disciplinas do currículo tradicional renova-o, a partir de um novo enfoque. Parte do pressuposto de que as diversas Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente recomendaram a inclusão da EA no currículo escolar, o que na prática ainda não atingiu seu verdadeiro objetivo, por ser o planejamento fragmentado e compartimentalizado, indo além da simples vontade de cada profissional da educação envolvido com o processo de Educar para um futuro sustentável. pt_BR
dc.format.extent ii, 89 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.subject.classification Ciências (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.title Educação ambiental como processo transversal do currículo escolar pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
186977.pdf 3.346Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar