Uma experiência educativa a partir da teoria de um projeto na Escola Estadual Dona Augusta em Santa da Vargem - MG

DSpace Repository

A- A A+

Uma experiência educativa a partir da teoria de um projeto na Escola Estadual Dona Augusta em Santa da Vargem - MG

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Pereira, Dalise Helena pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T09:21:14Z
dc.date.available 2012-10-18T09:21:14Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 186709 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79985
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino Médio, da escola Estadual Dona Augusta, em Santana da Vargem. Esta proposta buscou uma abordagem de ensino e aprendizagem que se diferenciasse do ensino tradicional escolar. Partindo de princípios definidos na LDB, a Escola Estadual Dona Augusta, de Santana da Vargem - MG, procurou fazer um trabalho em conjunto com todos os educadores da escola, chegando a um novo perfil de currículo, apoiado em competências básicas para a inserção de nossos jovens na vida adulta. Se antes o ensino se fazia de uma forma descontextualizada, baseada no acúmulo de informações, buscou-se dar um novo significado ao conhecimento, mediante a implementação da interdisciplinaridade, o incentivo ao raciocínio e à capacidade de aprender. O principal objetivo desse trabalho foi identificar diferentes maneiras de aprendizagem a fim de promover condições favoráveis à interação da comunidade na vida escola. The present work boards a pedagogical proposal which has developed with pupils of first grade of the teaching mean of school Dona Augusta, in Santana da Vargem-MG state. This proposal has searched for an approach on teaching and learning which could be differentiated from the traditional school year. Departing from principles defined by LDB, the of school Dona Augusta, in Santana da Vargem-MG state, looked for doing a team- work job with all the school educators reaching a new profile of the curriculum, supported by basic competences for the insertion of our youth into adulthood. If the teaching presented itself apart from the contact, based on the accumulation of information, it was necessary to search for a new meaning for knowledge by means of the implementation of the interchangeable act among disciplines, the incentive to the ratiocination and the capacity to learn. The maim goal of this paper was to identify different ways of learning in order to promote favourable conditions for the interaction of the community in scholar life. pt_BR
dc.format.extent XIV, 143 f.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino de segundo grau pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao pt_BR
dc.title Uma experiência educativa a partir da teoria de um projeto na Escola Estadual Dona Augusta em Santa da Vargem - MG pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
186709.pdf 21.48Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar