dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapolli, Edis Mafra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Nascimento, Dalton Arnoldo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T09:03:03Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T09:03:03Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185168 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79953 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O novo modelo educacional, cujo foco está na construção de competências e habilidades, tem como objetivo o processo de aprendizagem no qual o "aprender a aprender" e o "aprender a fazer" estejam sempre presentes, o que remete a uma lógica de formação de condutas, atitudes e crenças. A educação empreendedora no ensino médio é determinante para desenvolver o potencial empreendedor do jovem. Isso não significa ensiná-lo a elaborar planos de negócios no ensino médio, mas sim que ele seja instigado para o mundo dos criadores e dos empreendedores. Ou seja, motivando-o a adquirir uma atitude de busca, senso crítico, interesse por tudo que o cerca, identificação de oportunidades, avaliação e prática, instrumentos para a busca da construção de seu próprio destino. O objetivo deste estudo é de averiguar o papel do professor de educação física do ensino médio, no processo de incubação de atitudes empreendedoras nos jovens. Ou seja, "pode se dizer que em educação, o modo de aprendizagem influência tanto quanto o conteúdo, senão mais" (Garcia, 2000). A proposta defendida neste trabalho é que a disseminação do empreendedorismo deve ser vista muito mais como um processo de formação de atitudes e características do que como uma forma de transmissão de conhecimento. |
pt_BR |
dc.format.extent |
117 f.| grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empreendedorismo |
pt_BR |
dc.title |
Aprender a empreender: como o professor de educação física pode contribuir nesse processo de aprendizagem? |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |