dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
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dc.contributor.author |
Mazia, Rosane de Fátima Santos |
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dc.date.accessioned |
2012-10-18T08:37:12Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T08:37:12Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
187721 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79907 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta-se como uma proposta e reflexão sobre o ensino da matemá tica. Partiu-se de uma tomada e caracterização teórica, baseada em alguns autores, sobre os caminhos percorridos pela Matemática na ótica tradicional com o propósito de demons trar os limites de seu ensino e o modo como o educando é visto nesse processo de aprendi zagem. Posteriormente a Matemática foi abordada na ótica da Complexidade, segundo a qual despiu-se a matemática de suas longas tradições e, em paradoxo a isso, apresentamos a mudança de paradigmas e como o educando será estimulado a sentir o quanto a matemática é belíssima, ciência essa, tecida pelos sonhos de todos os matemáticos que nos antece deram, pois não a inventamos apenas a descobrimos. Dessa forma é possível compreender o seu significado e sua importância.Conclusivamente, segundo a literatura pesquisada, ve rificou-se como é possível e preciso avançar, na pesquisa, ensino, metodologias e aprendi zagem. Ao assumir uma nova postura frente ao ensino-aprendizagem a qualidade, a criati vidade, criam disposição para encontrar novos caminhos que possam melhor ensinar a ma temática, caminhos estes, mais competentes e atraentes. |
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dc.format.extent |
ii, 90 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Matematica |
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dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
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dc.subject.classification |
Metodologia |
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dc.title |
A matemática da complexidade: um novo paradigma para o ensino da matemática? |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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