O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Silvana Bernardes pt_BR
dc.contributor.author Santos, Valéria Lanna de Castro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T07:48:45Z
dc.date.available 2012-10-18T07:48:45Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 187961 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79819
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O avanço das tecnologias de comunicação e informação e sua rápida disseminação, em especial da Informática, tem feito com que elas ganhem espaço em todas as áreas da sociedade. Estamos em um momento de transição para a sociedade do conhecimento, baseada no bussiness da informação, onde o conhecimento e os processos que levam a ele, estão em destaque, pedindo um a nova postura dos profissionais em geral. Esta nova sociedade demanda um novo tipo de escola, que forme um aluno crítico, com capacidade de trabalhar em equipe, assumir responsabilidades e compreender o que faz, não sendo apenas um executor das tarefas que faz. Surge a necessidade de uma revisão do sistema educativo vigente, baseada na criação de ambientes de aprendizagem nos quais o aluno realiza atividades e constrói o seu conhecimento, que o leve a compreender o que faz no lugar de repetir tarefas mecanicamente. Estas novas demandas sociais estão repercutindo na escola e gerando uma série de mudanças, seja na própria estrutura da escola, seja nos papéis de professores e alunos. Um dos principais motivos desta transformação é a introdução do computador como ferramenta auxiliar do processo ensino-aprendizagem, que traz profundas modificações no sistema educativo e na dinâmica de sala de aula. Esta ferramenta, e sua eficácia no processo educacional, vem sendo constantemente discutida nos últimos anos, quase sempre sobre o ponto de vista de pedagogos, professores e técnicos. Neste trabalho, vamos ouvir o aluno e sua opinião sobre o uso do computador em sala de aula, a fim de avaliar como tem sido o uso dele como ferramenta de aprendizagem, de tentar solucionar as possíveis falhas do seu uso e subsidiar novos estudos na área. pt_BR
dc.format.extent 114 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Inovações educacionais pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.title O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
187961.pdf 11.92Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar