dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rosa, Silvana Bernardes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Santos, Valéria Lanna de Castro |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T07:48:45Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T07:48:45Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
187961 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79819 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O avanço das tecnologias de comunicação e informação e sua rápida disseminação, em especial da Informática, tem feito com que elas ganhem espaço em todas as áreas da sociedade. Estamos em um momento de transição para a sociedade do conhecimento, baseada no bussiness da informação, onde o conhecimento e os processos que levam a ele, estão em destaque, pedindo um a nova postura dos profissionais em geral. Esta nova sociedade demanda um novo tipo de escola, que forme um aluno crítico, com capacidade de trabalhar em equipe, assumir responsabilidades e compreender o que faz, não sendo apenas um executor das tarefas que faz. Surge a necessidade de uma revisão do sistema educativo vigente, baseada na criação de ambientes de aprendizagem nos quais o aluno realiza atividades e constrói o seu conhecimento, que o leve a compreender o que faz no lugar de repetir tarefas mecanicamente. Estas novas demandas sociais estão repercutindo na escola e gerando uma série de mudanças, seja na própria estrutura da escola, seja nos papéis de professores e alunos. Um dos principais motivos desta transformação é a introdução do computador como ferramenta auxiliar do processo ensino-aprendizagem, que traz profundas modificações no sistema educativo e na dinâmica de sala de aula. Esta ferramenta, e sua eficácia no processo educacional, vem sendo constantemente discutida nos últimos anos, quase sempre sobre o ponto de vista de pedagogos, professores e técnicos. Neste trabalho, vamos ouvir o aluno e sua opinião sobre o uso do computador em sala de aula, a fim de avaliar como tem sido o uso dele como ferramenta de aprendizagem, de tentar solucionar as possíveis falhas do seu uso e subsidiar novos estudos na área. |
pt_BR |
dc.format.extent |
114 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações educacionais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.title |
O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |