O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves, Joao Bosco da Motta pt_BR
dc.contributor.author Pascoali, Rosa Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T07:33:06Z
dc.date.available 2012-10-18T07:33:06Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 229174 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79791
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação pt_BR
dc.description.abstract As novas tecnologias estão e estarão cada vez mais desempenhando um papel vital no mundo. Sendo assim, a educação passa a ganhar outro sentido tanto para os indivíduos, como para a sociedade como um todo. Cada vez mais se percebe a necessidade de ampliar os métodos de ensino. Na Educação Especial o processo não é diferente, principalmente quando se fala da inclusão de alunos especiais em escolas regulares. Nesse sentido, a presente dissertação visa colaborar na construção do conhecimento de pessoas portadoras da Síndrome de Down, através do uso do computador como meio para o desenvolvimento de estratégias cognitivas, ampliando os limites de aprendizagem. Se considerarmos a importância da tecnologia e a necessidade de se trabalhar com os computadores dentro de uma pedagogia de reestruturação de conhecimentos em vez de priorizar a reprodução de informações, estaremos caminhando a uma metodologia onde toda educação é um processo especial. Focaliza-se o aporte teórico nas teorias de aprendizagem, apoiando-se na teoria construtivista, buscando em um primeiro momento alcançar o conhecimento para entender os mecanismos que interferem no interior do aluno, possibilitando que ocorra a aprendizagem e a construção das suas próprias idéias, já que a corrente construtivista tem como base o binômio: Motivar e Desafiar. As limitações que impedem os portadores de Síndrome de Down de um aprendizado normal também foram estudadas, bem como as formas de utilização do computador no processo de ensino visando despertar no aluno caminhos interiores que o levem a mobilizar o ambiente pedagógico no sentido de qualificar a aprendizagem e utilizá-la como ferramenta adequada para desenvolver a inteligência. pt_BR
dc.format.extent 134 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Down, Sindrome de pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.title O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
229174.pdf 1.620Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar