dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Alves, Joao Bosco da Motta |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pascoali, Rosa Maria |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T07:33:06Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T07:33:06Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
229174 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79791 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As novas tecnologias estão e estarão cada vez mais desempenhando um papel vital no mundo. Sendo assim, a educação passa a ganhar outro sentido tanto para os indivíduos, como para a sociedade como um todo. Cada vez mais se percebe a necessidade de ampliar os métodos de ensino. Na Educação Especial o processo não é diferente, principalmente quando se fala da inclusão de alunos especiais em escolas regulares. Nesse sentido, a presente dissertação visa colaborar na construção do conhecimento de pessoas portadoras da Síndrome de Down, através do uso do computador como meio para o desenvolvimento de estratégias cognitivas, ampliando os limites de aprendizagem. Se considerarmos a importância da tecnologia e a necessidade de se trabalhar com os computadores dentro de uma pedagogia de reestruturação de conhecimentos em vez de priorizar a reprodução de informações, estaremos caminhando a uma metodologia onde toda educação é um processo especial. Focaliza-se o aporte teórico nas teorias de aprendizagem, apoiando-se na teoria construtivista, buscando em um primeiro momento alcançar o conhecimento para entender os mecanismos que interferem no interior do aluno, possibilitando que ocorra a aprendizagem e a construção das suas próprias idéias, já que a corrente construtivista tem como base o binômio: Motivar e Desafiar. As limitações que impedem os portadores de Síndrome de Down de um aprendizado normal também foram estudadas, bem como as formas de utilização do computador no processo de ensino visando despertar no aluno caminhos interiores que o levem a mobilizar o ambiente pedagógico no sentido de qualificar a aprendizagem e utilizá-la como ferramenta adequada para desenvolver a inteligência. |
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dc.format.extent |
134 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
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dc.subject.classification |
Down, Sindrome de |
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dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.title |
O computador na educação de portadores de Síndrome de Down, como reforço no processo de aprendizagem |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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