dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fortkamp, Mailce Borges Mota |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Almeida, Danielle Barbosa Lins de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T07:05:21Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T07:05:21Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
181807 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79740 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina , Centro de Comunicação e Expressão. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem por objetivo investigar a relação entre princípios humanistas na prática pedagógica de professores de inglês e a motivação dos alunos para aprender uma língua estrangeira dentro do contexto da escola pública brasileira. A coleta de dados foi realizada no Colégio de Aplicação da UFSC, entre os meses de fevereiro, março e abril de 2001. Dois grupos distintos de nível intermediário de língua inglesa foram observados a fim de identificar se as duas professoras desses grupos faziam uso de práticas humanistas e se tais práticas eram eficazes no sentido de promover um aumento no nível de motivação de seus aprendizes. Cada aula observada teve a duração de quarenta e cinco minutos, totalizando 16.5 horas de observação e gravação em vídeo. Uma possível relação a ser estabelecida entre a aplicação de princípios humanistas na aula de língua estrangeira com fins de promover a motivação para a aprendizagem de língua estrangeira, deve-se ao fato de que uma abordagem que privilegia a percepção individual que o aprendiz tem de si mesmo e do grupo ao qual pertence, favorece positivamente a sua auto- estima, facilitando, assim, seu crescimento em direção a tornar-se mais motivado para aprender. Os resultados corroboram a hipótese levantada no presente estudo, de que, quanto mais humanista em sua prática for o professor, mais motivado será o seu aprendiz. Todavia, a relação a ser estabelecida entre a implementação de práticas humanistas na prática pedagógica do professor de língua estrangeira e o nível de motivação de seu aprendiz, pode ser considerada uma relação complexa. No caso específico do presente estudo, tal complexidade é gerada pela inclusão de noções de gerenciamento de sala de aula, essenciais a tornar práticas humanistas mais eficazes. Dessa forma, a análise dos dados do presente estudo aponta para a relação complexa entre a implementação de práticas humanistas, noções de gerenciamento na sala de aula e a motivação dos aprendizes. |
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dc.format.extent |
XIII,154f.| tabs. |
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dc.language.iso |
eng |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Literatura |
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dc.subject.classification |
Lingua inglesa |
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dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Elementar) |
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dc.subject.classification |
Psicologia da aprendizagem |
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dc.subject.classification |
Motivação na educação |
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dc.title |
(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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