(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation

DSpace Repository

A- A A+

(In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fortkamp, Mailce Borges Mota pt_BR
dc.contributor.author Almeida, Danielle Barbosa Lins de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T07:05:21Z
dc.date.available 2012-10-18T07:05:21Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181807 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79740
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina , Centro de Comunicação e Expressão. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem por objetivo investigar a relação entre princípios humanistas na prática pedagógica de professores de inglês e a motivação dos alunos para aprender uma língua estrangeira dentro do contexto da escola pública brasileira. A coleta de dados foi realizada no Colégio de Aplicação da UFSC, entre os meses de fevereiro, março e abril de 2001. Dois grupos distintos de nível intermediário de língua inglesa foram observados a fim de identificar se as duas professoras desses grupos faziam uso de práticas humanistas e se tais práticas eram eficazes no sentido de promover um aumento no nível de motivação de seus aprendizes. Cada aula observada teve a duração de quarenta e cinco minutos, totalizando 16.5 horas de observação e gravação em vídeo. Uma possível relação a ser estabelecida entre a aplicação de princípios humanistas na aula de língua estrangeira com fins de promover a motivação para a aprendizagem de língua estrangeira, deve-se ao fato de que uma abordagem que privilegia a percepção individual que o aprendiz tem de si mesmo e do grupo ao qual pertence, favorece positivamente a sua auto- estima, facilitando, assim, seu crescimento em direção a tornar-se mais motivado para aprender. Os resultados corroboram a hipótese levantada no presente estudo, de que, quanto mais humanista em sua prática for o professor, mais motivado será o seu aprendiz. Todavia, a relação a ser estabelecida entre a implementação de práticas humanistas na prática pedagógica do professor de língua estrangeira e o nível de motivação de seu aprendiz, pode ser considerada uma relação complexa. No caso específico do presente estudo, tal complexidade é gerada pela inclusão de noções de gerenciamento de sala de aula, essenciais a tornar práticas humanistas mais eficazes. Dessa forma, a análise dos dados do presente estudo aponta para a relação complexa entre a implementação de práticas humanistas, noções de gerenciamento na sala de aula e a motivação dos aprendizes. pt_BR
dc.format.extent XIII,154f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Elementar) pt_BR
dc.subject.classification Psicologia da aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Motivação na educação pt_BR
dc.title (In) humanising language classrooms: a pathway to (de) motivation pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
181807.pdf 2.840Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar