dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vania Ribas |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pereira, João Haroldo Borges |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T06:59:44Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T06:59:44Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
179246 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79730 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A escola tem funcionado, na maioria das vezes como um meio inibidor do desenvolvimento das noções espaciais do indivíduo, pois quando a criança inicia na pré-escola, ela já desenvolveu conhecimentos geométricos, uma vez que até esta idade, esteve descobrindo as formas e dimensões dos objetos. Essas percepções criam na criança as concepções geométricas, as quais cabe à escola desenvolver e aprimorar dando-lhes uma roupagem científica. No ensino básico, quando a geometria é abordada, isso é feito, em geral, de uma forma que valoriza a memorização e os processos mecânicos de demonstração. Procurando alterar este contexto desenvolveu-se um "software" hipermídia para aprendizagem da geometria plana, utilizando para tanto a metáfora da história da arte, onde através de um passeio no tempo, o usuário deverá interagir com telas contextualizadas com obras de arte de pintores famosos como: Vassily Kandinsky, Kazimir Malevich e outros que favorecerão o aprendizado de polígonos, mais precisamente o conteúdo referente a triângulo. Para alcançar tal objetivo foi elaborado um organograma de conteúdo do assunto, partindo-se para a confecção do diagrama de invólucros. Como última fase do pré-projeto foi elaborado o storyboard, que é uma fase de grande importância no projeto, tendo em vista ser o momento onde se faz toda a previsão de mídias e textos que resultarão nas telas do ambiente. Pretende-se com este produto educacional contribuir efetivamente para o aprendizado da geometria de forma moderna e permitir que o indivíduo desenvolva seu raciocínio lógico, colaborando-se, desta forma, com a formação integral do homem |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 121 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Multímidia interativa |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimneto de um ambiente hipermídia para o ensino da geometria plana: módulo polígono |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |