Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de caso

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Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sommer, Willy Arno pt_BR
dc.contributor.author Ribas, Marcos Irã pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T06:35:53Z
dc.date.available 2012-10-18T06:35:53Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 186408 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79689
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta o resultado da experimentação de uma nova metodologia de avaliação - mais doméstica - para o curso de Administração. Trata-se do desenvolvimento de um projeto de ensino, permanente, aprovado no Departamento de Administração do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Estadual de Maringá. A intenção principal deste estudo é dar importância à "voz" do aluno, ou seja, mudar o paradigma, tirar o foco da Universidade - empresa - e passar o foco ao aluno - cliente. Nove anos se passaram com a implantação do Projeto Pedagógico do curso, sem nunca ter sido, particularmente, questionado. Na atual situação, com tendência a piorar, o conceito do curso (C para D) no Exame Nacional de Cursos do MEC, fica evidente a importância e a imprescindibilidade da avaliação do projeto acadêmico como meio de reflexão e aperfeiçoamento. Faz parte de toda atividade humana que se realize uma avaliação, seja em nível pessoal, educacional ou profissional. Partindo desses pressupostos, pretendeu-se responder a pergunta sob o prisma da percepção dos estudantes: Que avaliação os alunos fazem do projeto pedagógico do curso de Administração da UEM? Os resultados esperados estão na forma de sugestões para a melhoria contínua na qualidade do ensino, tendo como referência as análises e levantamentos anteriormente realizados. Além disso, o intuito é fornecer subsídios ao Colegiado/Departamento, gestores do curso, para que possam efetuar reformulações que se ajustem à realidade acadêmica, melhorem a posição no ranking dos cursos e, especialmente, atendam à expectativa/satisfação dos alunos. This work presents the result of the experimentation of a new methodology of evaluation - more domestic - to the Business Administration course. It treats of the development of a project of teaching, permanent, approved in the Business Administration Department of the Sociable and Applicable Science Center of Maringá State University. The main intention of this study is to give importance to the "voice" of the student, in other words, to change the paradigm, to take away the focus of the university - company - and to put this on the student - client. Nine years has been passed since the introduction of the pedagogic project of the course with no particular questioning. In the actual situation, with the tendency to make worse the concept of the course ( "C" to "D") in the MEC National Courses Exams, it is evident the importance and the essential characteristic of the evaluation of the academic project as way of reflection and improvement. It is part of the human activity that an evaluation has been realized in personal, educational or professional levels. From these presuppositions it intended to answer the question, under the prism of the perception of the students: what evaluation does the students do of the pedagogic project of the UEM Business Administration course? The expected results are in form of suggestions to the continuous improvement in the teaching quality and it has as reference the analyses and surveys, previously realized. Beyond this, the purpose is to supply subsidies to the course Administration/Department and to the managers of the course, to they can formulate new adjustments to the academic reality, improve the position of the ranking of the courses and, specially, attend to the expectation/satisfaction of the students. pt_BR
dc.format.extent XIV, 113 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Projeto pedagógico pt_BR
dc.subject.classification Qualidade (Educação) pt_BR
dc.subject.classification Satisfação do consumidor pt_BR
dc.title Avaliação do curso de graduação em administração da Universidade Estadual de Maringá a partir da percepção dos alunos: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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