A interface das políticas públicas com o processo de ocupação humana na área de preservação permanente: vegetação fixadora de dunas na Ilha de Santa Catarina, SC

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A interface das políticas públicas com o processo de ocupação humana na área de preservação permanente: vegetação fixadora de dunas na Ilha de Santa Catarina, SC

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Título: A interface das políticas públicas com o processo de ocupação humana na área de preservação permanente: vegetação fixadora de dunas na Ilha de Santa Catarina, SC
Autor: Santos, Claudia Regina dos
Resumo: As restingas são formações vegetais que cobrem os depósitos arenosos de origem marinha. Esta formação, apesar de estar protegida legalmente, encontra-se sujeita a descaracterização definitiva, pela intensificação da atividade humana ao longo da zona costeira, acarretando a progressiva degradação e destruição de seus componentes biológicos e paisagísticos. O presente trabalho objetiva analisar e avaliar a interface das políticas públicas com o processo de ocupação humana em um dos tipos de área de preservação permanente, estabelecido pelo Código Florestal Lei 4.771/65 qual seja vegetação fixadora de dunas - restingas, na Ilha de Santa Catarina, SC, buscando caracterizar o processo de ocupação indevida das áreas de restinga; através de estudos de caso, identificando os problemas desse processo; avaliando o papel efetivo dos diversos órgãos públicos setoriais na proteção do meio ambiente, correlacionando os instrumentos da política nacional do meio ambiente com a gestão dos conflitos ambientais nas restingas da Ilha de Santa Catarina. Com base nesta abordagem verifica-se que os órgãos ambientais das esferas federal, estadual e municipal, estão cumprindo apenas parcialmente os objetivos estabelecidos pela Política Nacional do Meio Ambiente; o atual modelo de exploração do turismo, existente na Ilha, necessita ser revisto e avaliado visando à conservação e preservação dos recursos naturais, o risco do comprometimento da própria atividade; os técnicos que atuam nas agências ambientais não estão adequadamente preparados para tratar das questões ambientais na plenitude de sua complexidade; não existe uma política preservacionista; a FATMA como órgão licenciador foi negligente nos estudos de caso apresentados; o Plano Diretor dos Balneários, não está de acordo com o Código Florestal, pois parte das áreas de preservação permanente estão zoneadas como Área verde de Lazer; a CASAN e CELESC têm viabilizado e estimulado a ocupação das áreas de preservação permanente; a presença de uma Unidade de Conservação faz prevalecer às normas protetoras do meio ambiente; há necessidade de uma fiscalização dos Conselhos Profissionais objetivando acompanhar a atuação dos técnicos, para evitar que estes sejam contratados para apenas viabilizarem os projetos empresariais; a participação comunitária no processo de denúncia das questões ambientais ainda é pouco expressiva; o MPF está atuando como mais uma agência do SISNAMA; dentre os danos mais denunciados nas ações judiciais, a vegetação de restinga foi a formação vegetal mais descaracterizada, seguida da Floresta Ombrófila Densa; no que diz respeito à atuação dos juízes, pode-se constatar que a formação vegetal de restinga não foi relevante, prevalecendo as questões econômicas sobre as questões ambientais; Analisando as respostas da comunidade das Areias do Campeche e Morro das Pedras, de uma forma mais geral pode-se constatar que a variável ambiental prevaleceu na escolha do local de moradia. A escolha do local se deu principalmente por causa da vista para o mar, pela tranqüilidade e proximidade da natureza.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas/Doutorado
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79658
Data: 2001


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