dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vania Ribas |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ferreira, José Heleno |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T06:09:14Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T06:09:14Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185889 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79641 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ao longo da história da humanidade, a relação com o conhecimento, bem como a maneira como as sociedades buscam organizar a educação formal, passam por diferentes estágios. A tradição ocidental, marcada pela revolução industrial e pelo avanço da ciência e da técnica durante os séculos XVIII, XIX e XX, vem caracterizando-se pela supremacia da razão instrumental em detrimento da ética, pela dicotomia entre cultura humanística e cultura tecnológica e por uma visão maniqueísta acerca do progresso e da solidariedade entre os seres humanos, defendendo a necessidade do primeiro mesmo que às custas da segunda. Esse estudo procura mostrar como essa dicotomia e essa visão maniqueísta vêm sendo construídas e quais as conseqüências disso na sociedade como um todo e na educação, especificamente. Como fundamentação teórica para tal, as referências são os filósofos Pierre Lévy e Félix Guattari, além de Seymour Papert e do pesquisador brasileiro Fernando José de Almeida, passando também pelo estudo de experiências educacionais e debates teóricos sobre a relação entre informática e educação publicados nos últimos anos no Brasil. Como estudo de caso, é apresentado o processo de informatização das escolas do Sistema Municipal de Ensino de Divinópolis - MG, buscando, através de uma pesquisa documental e da análise de entrevistas como trabalhadores do ensino do município em questão, a percepção da relação entre a projeto pedagógico que se implantava no município no mesmo período em que se implantava a informatização das unidades escolares. |
pt_BR |
dc.format.extent |
iii, 168 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas publicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cultura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Etica |
pt_BR |
dc.title |
O desafio de romper a dicotomia entre a cultura humanística e a cultura tecnológica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |