dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bolzan, Ariovaldo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Tobal, Ada Mariza |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T06:04:18Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T06:04:18Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
184608 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79632 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho, faz-se uma análise dos cursos de capacitação dos professores do ensino médio da rede pública do Estado de Santa Catarina, nas modalidades presencial e a distância nos períodos de 1996/9. Analisa o modo presencial ofertado pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto e a modalidade a distância produzida pelo Laboratório de Ensino a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Compara aspectos qualitativos, quantitativos, custos e benefícios entre os dois modelos de capacitação. Conclui ser possível capacitar todos os professores do ensino médio utilizando-se o modo a distância, com menos recursos financeiros, e também melhorar a qualidade do ensino ofertado. Sugere o uso massivo das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas potencializadoras de habilidades e competências necessárias na construção do conhecimento. Usa a pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, com abordagens qualitativas e quantitativas. Lança mão da corrente histórica - filosófica - dialética (contradição) para explicar as categorias analisadas |
pt_BR |
dc.format.extent |
ix, 98 f.| grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores de ensino secundario |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Treinamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores de ensino secundario |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Qualificações profissionais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.title |
Educação a distância e em serviço: uma possibilidade de mudança nos cursos de capacitação de professores do ensino médio da rede pública do Estado de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |