dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Samohyl, Robert Wayne |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Borsani, Angelo João |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T05:59:28Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T05:59:28Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185118 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79624 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
No campo da Logística Inbound na indústria do petróleo, a função de maior impacto econômico é a aquisição (operações de trading) de matéria prima sob a forma de óleo bruto para posterior processamento e transformação em derivados. Os preços dos petróleos, no cenário internacional, estão em geral vinculados às cotações de dois óleos referenciais, West Texas Intermediate (WTI) e Brent. A previsão dos preços de WTI e Brent é importante não apenas para a elaboração do orçamento da Logística Inbound (estimativa de despesas com matéria prima), como também para nortear a decisão de compra de crus com qualidades similares e preços relacionados a WTI ou Brent. O objetivo do presente trabalho é desenvolver um modelo de regressão linear dinâmica para a previsão no curto e médio prazo do comportamento das cotações dos óleos referenciais e do diferencial de preço entre eles, correlacionando a evolução futura dos preços dos petróleos com variáveis relativas à indústria do petróleo no cenário internacional (produção, consumo, reservas provadas, capacidade de refino instalada, throughput das refinarias), ao mercado global de energias alternativas (gás natural, carvão, energia nuclear, energia hidrelétrica) e à evolução de parâmetros macroeconômicos a nível mundial (PIB dos EUA, da CEE, da OECD e do Japão, Produto Industrial Bruto dos EUA, produção e venda de veículos automotores, inflação do dólar norte-americano). O modelo de regressão linear dinâmica formulado neste trabalho apresenta a estrutura mais simples possível, sem perda apreciável de precisão. O critério utilizado para determinação da aderência do modelo foi U de Theil e a análise das projeções ex-post dos preços indicam U de Theil da ordem de 0,24. |
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dc.format.extent |
ii, 184 f.| il., tabs., grafs., mapas |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Logistica empresarial |
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dc.subject.classification |
Petroleo |
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dc.subject.classification |
Preços |
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dc.subject.classification |
Previsao |
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dc.title |
Uma contribuição à logística da indústria do petróleo: modelo de regressão dinâmica para previsão dos preços dos óleos WTI e BRENT |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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