dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Bringhenti, Idone |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Evandro La Macchia da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T05:53:04Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T05:53:04Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185628 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79613 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Muito acima do desafio de produção, nos anos 90 e na entrada do novo século, o maior desafio da indústria tem se mostrado ser a sua capacidade de colocação de sua produção no mercado consumidor. O desafio da venda tem sido extremamente maior que o de produzir. Uma das novas soluções utilizadas para alavancagem da capacidade de vender é a entrada da indústria no varejo, formando e administrando sua própria rede de lojas. Objetivos . Conceber e validar um modelo de rede de lojas de produtos e serviços para a indústria de revestimentos cerâmicos: Estudo de caso. Apresenta-se então: (1) análise do cenário o competitivo da indústria de revestimentos cerâmicos; (2) análise do cenário competitivo do varejo de revestimentos cerâmicos; e (3) proposta de criação de uma rede de lojas para a indústria de revestimentos cerâmicos como diferencial competitivo. Fundamentos Teóricos. As análises acima citadas foram feitas a luz do pensamento de Michael Porter - teoria das cinco forças - e a estrutura de negócios proposta como solução, que é a rede de lojas, foi fundamentada em pensamentos de autores clássicos como Peter Druker, Philip Kotler, Arie de Geus e outros. Também foram utilizados os Relatórios de Análise Setorial da Indústria Cerâmica e do Varejo de Material de Construção, ambos da Gazeta Mercantil. Método. Após a análise competitiva apresenta-se o estudo de caso de uma rede de lojas de revestimentos cerâmicos da própria indústria. Resultados. Após a implantação das primeiras 65 lojas nas principais cidades do país e em todas as suas regiões, a exposição da marca da referida indústria se ampliou significativamente, seus produtos passaram a ter melhor apresentação junto ao público formador de opinião, quer sejam os especificadores quer sejam os consumidores da classe A e B, que procuram este tipo de loja aqui analisada. A rede de lojas aproximou significativamente a indústria do consumidor de seus produtos. Esta rede tem por fim escoar 30% da produção da indústria destinada ao mercado nacional. Conclusão. A proximidade do consumidor final da indústria fez com que suas tomadas de decisão se tornassem muito mais assertivas, colocando-a em vantagem competitiva em relação aos concorrentes. |
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dc.format.extent |
ii, 74 f.| grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Industrias |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Revestimento cerâmico |
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dc.subject.classification |
Lojas em cadeia |
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dc.subject.classification |
Modelos (Patentes) |
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dc.title |
Um modelo de rede de lojas da própria indústria: estudo de caso em indústria de revertimentos cerâmicos |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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