Paradoxos e aspectos psicológicos do uso do computador pelos professores e alunos do curso de psicologia do Unicentro Newton Paiva - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Paradoxos e aspectos psicológicos do uso do computador pelos professores e alunos do curso de psicologia do Unicentro Newton Paiva - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Lopes, Sonia Maria Campos Flores pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T05:34:06Z
dc.date.available 2012-10-18T05:34:06Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185623 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79583
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa aborda a questão do uso do computador em uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte, o Unicentro Newton Paiva (UNP), e seus desdobramentos no campo das representações sociais, utilizando como fio condutor de análise o cotidiano da atividade docente e discente no curso de Psicologia desta Instituição. As ações de professores e alunos, neste cenário estratégico de produção do conhecimento, foram observadas, porque se considera que o conhecimento, enquanto produto, é afetado pelas condições sociais e psicológicas de um contexto específico. Usando como inspiração os estudos das representações sociais, adotando portanto, uma perspectiva da Psicologia Social, o foco do estudo recaiu na questão: Quais os aspectos psicológicos e os paradoxos que envolvem as práticas destes usuário? Os resultados mostram os efeitos da inclusão do uso do computador no contexto do Curso de Psicologia do Unicentro Newton Paiva. Tais resultados foram obtidos nas contingências verificadas, com base na observação in loco do trabalho dos professores e alunos e em suas falas registradas em duas entrevistas formais realizadas durante os três meses de pesquisa de campo. Enfoca a contemporaneidade, as interfaces culturais e epistemológicas, aspectos psicológicos, tecnopólio, representações sociais, razão e emoção, correlatos à tecnologia do uso do computador. Apresenta um parecer analítico sobre o que foi dito nas entrevistas, seguindo a padronização da análise do discurso denominada Escolha Sucessiva por Blocos. As amostras são produzidas por um discurso projetivo e analisadas de forma qualitativa e quantitativa. Seu resultado aponta que o sofrimento e o prazer aparecem, de forma evidente, permeando todas as práticas observadas pt_BR
dc.format.extent xi, 110 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Computadores pt_BR
dc.subject.classification Uso pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Efeito de inovações tecnológicas pt_BR
dc.title Paradoxos e aspectos psicológicos do uso do computador pelos professores e alunos do curso de psicologia do Unicentro Newton Paiva - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
185623.pdf 7.326Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar