dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gil, Gloria |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cipriani, Fabiana de Fátima |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T05:31:55Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T05:31:55Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
177687 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79579 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo ilustra e analisa alguns padrões de estratégias de participação oral identificados no discurso da professora e dos alunos em uma classe de iniciantes em língua estrangeira. Os padrões de estratégias de participação oral foram observados a ajudar os alunos e o professor a iniciar e ampliar a conversação em Inglês na sala de aula. O presente estudo seguiu o método etnográfico de pesquisa. Sendo assim, dados foram coletados tomando-se em consideração o contexto onde os dados foram coletados e o ponto de vista dos participantes da pesquisa em observação. No total, dezesseis aulas foram observadas, gravadas, filmadas e analisadas. No capítulo 1, eu revisei um número de estudos na área de interação. No capítulo 2, eu descrevi como eu realizei a pesquisa passo a passo, explicando também a perspectiva metodológica etnográfica usada neste estudo. No capítulo 3, eu descrevi e analisei os padrões de estratégias de participação oral identificados e finalizei a dissertação fazendo um resumo dos achados, oferecendo algumas implicações pedagógicas e fazendo sugestões para futuras pesquisas na área. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Etnologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lingua inglesa - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Análise de interação em educação |
pt_BR |
dc.title |
Oral participation strategies in the foreign language classroom: an ethnographic account / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |