Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Catapan, Araci Hack pt_BR
dc.contributor.author Fontolan, Andréa Muniz de Carvalho pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T04:53:05Z
dc.date.available 2012-10-18T04:53:05Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 192526 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79519
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como questão central a análise dos processos de desenvolvimento de indivíduos com condutas típicas, mediados pelo uso do computador. O objetivo básico é criar oportunidades para que os portadores de condutas típicas desenvolvam integralmente suas potencialidades, integrando-se como sujeitos na comunidade. Propõe-se, ainda, analisar as representações dos professores do Projeto: Informática Educativa no Ensino Especial, voltado para a linha distúrbio de comportamento, sobre a utilização de computadores e verificar como eles se percebem no processo de implantação e do uso desta tecnologia em sala de aula, contribuindo para implementar inovações sugeridas como plano estratégico da instituição. Este estudo teve como metodologia básica, um estudo de caso, realizado em duas escolas de educação especial. Como resultado, podem-se destacar algumas questões importantes, tais como: a necessidade do envolvimento de todos os membros da equipe reunidos em torno de um propósito; a necessidade de se garantir condições básicas para um projeto desse porte, tais como - equipamentos, mudança curricular, preparação continuada da equipe; os avanços alcançados pelos alunos de condutas típicas na mediação do processo pelo uso do computador. Este estudo levanta uma questão crucial para as escolas de educação especial, em relação a utilização de tecnologias avançadas, não conseguindo porém, responder todas as indagações existentes sobre o tema, mas limita-se a indicar algumas alternativas e abre espaço para novos trabalhos. pt_BR
dc.format.extent viii, 121 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
192526.pdf 405.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar