As principais barreiras ao empreendimento de novos negócios: um modelo que considera as condições do empreendedor na configuração dessa percepção

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

As principais barreiras ao empreendimento de novos negócios: um modelo que considera as condições do empreendedor na configuração dessa percepção

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cunha, Cristiano Jose Castro de Almeida pt_BR
dc.contributor.author Malheiros, Rita de Cassia da Costa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T04:46:34Z
dc.date.available 2012-10-18T04:46:34Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 182797 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79508
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract O estudo desenvolvido teve como fim principal conhecer as principais barreiras percebidas por indivíduos com o desejo de iniciar negócios próprios. Para isso, foram estabelecidos como objetivos específicos: comprovar se diferenças de gênero, nível de atividade (empregado, desempregado, nunca empregado ou aposentado), experiência e ramo de atividade pretendido resultam em diferentes fatores de barreira percebidos. O trabalho propõe um modelo para estudar as barreiras ao empreendimento de novos negócios, percebidas por futuros empresários. Pelo tipo de estudo realizado, no qual se procurou descobrir e classificar as relações entre variáveis, bem como pela natureza do problema em questão, optou-se por trabalhar com o método quantitativo, utilizando-se um survey, o que possibilitou ter acesso a um amplo conjunto de informações relacionadas ao tema de pesquisa. Foi utilizada uma amostra intencional composta por 168 indivíduos com desejo de iniciar negócio próprio. Para verificar a confiabilidade do instrumento de pesquisa, foi avaliada a consistência interna dos itens utilizando-se o coeficiente a de Cronbach. Pelo Método de Análise fatorial por meio dos Componentes Principais determinou-se o grau de correlação entre a condição dos empreendedores e os fatores de barreira de ordem pessoal, de projetos e ambiental. A tabulação e a avaliação estatística dos dados foram desenvolvidas utilizando-se a planilha Excel 5.0 e o software Statistica 5.0. Os resultados encaminham a discussão sobre as principais barreiras percebidas por potenciais empresários e a validade do modelo proposto, podendo orientar políticas públicas que visem à transformação da realidade de falência empresarial precoce estabelecida no Brasil. pt_BR
dc.format.extent XII,209f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Negocios pt_BR
dc.subject.classification Empreendedorismo pt_BR
dc.title As principais barreiras ao empreendimento de novos negócios: um modelo que considera as condições do empreendedor na configuração dessa percepção pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
182797.pdf 9.006Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar