dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Melo, Juliana Machado do Couto e |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T04:45:20Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T04:45:20Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
179213 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79506 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta nova era da globalização, em constantes evoluções tecnológicas, a inovação tem feito a diferença. Neste estudo, analisa-se o uso da tecnologia na aprendizagem, avaliando a associação da inovação à criatividade, e à ligação motivação-aluno-professor, como ferramentas que tornam o processo pedagógico viável. Considerando a importância da criatividade no comportamento e no trabalho humano, utilizamos a técnica do incidente crítico para avaliar aspectos da criatividade do professor. Este trabalho é um estudo não experimental, do tipo pós-facto-retrospectivo. Através de questionário e entrevista foram analisados estatisticamente o comportamento do professor no uso das várias ferramentas pedagógicas e sua influência na motivação e aprendizado dos alunos. Identificamos nos relatos os incidentes críticos, extraímos, categorizamos e relacionamos as situações, comportamentos e conseqüências. Dos 44 relatos obtivemos 76 situações das quais extraímos o uso de diferentes metodologias sendo 17 situações utilizando métodos tradicionais; 35 utilizando métodos interativos e 24 utilizando métodos com ferramenta tecnológica, 81 comportamentos adequados e inadequados, 85 consequências para os alunos, 47 consequências para a aprendizagem e 20 consequências da metodologia usada. Finalmente, discutimos os resultados e algumas questões e conclusões sobre a criatividade no uso das ferramentas pedagógicas pelo professor foram levantadas |
pt_BR |
dc.format.extent |
xiv, 148 f.| grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Criatividade (Educação) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |