Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação

DSpace Repository

A- A A+

Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Melo, Juliana Machado do Couto e pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T04:45:20Z
dc.date.available 2012-10-18T04:45:20Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179213 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79506
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico pt_BR
dc.description.abstract Nesta nova era da globalização, em constantes evoluções tecnológicas, a inovação tem feito a diferença. Neste estudo, analisa-se o uso da tecnologia na aprendizagem, avaliando a associação da inovação à criatividade, e à ligação motivação-aluno-professor, como ferramentas que tornam o processo pedagógico viável. Considerando a importância da criatividade no comportamento e no trabalho humano, utilizamos a técnica do incidente crítico para avaliar aspectos da criatividade do professor. Este trabalho é um estudo não experimental, do tipo pós-facto-retrospectivo. Através de questionário e entrevista foram analisados estatisticamente o comportamento do professor no uso das várias ferramentas pedagógicas e sua influência na motivação e aprendizado dos alunos. Identificamos nos relatos os incidentes críticos, extraímos, categorizamos e relacionamos as situações, comportamentos e conseqüências. Dos 44 relatos obtivemos 76 situações das quais extraímos o uso de diferentes metodologias sendo 17 situações utilizando métodos tradicionais; 35 utilizando métodos interativos e 24 utilizando métodos com ferramenta tecnológica, 81 comportamentos adequados e inadequados, 85 consequências para os alunos, 47 consequências para a aprendizagem e 20 consequências da metodologia usada. Finalmente, discutimos os resultados e algumas questões e conclusões sobre a criatividade no uso das ferramentas pedagógicas pelo professor foram levantadas pt_BR
dc.format.extent xiv, 148 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Criatividade (Educação) pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title Criatividade no uso de ferramentas pedagógicas: novo paradigma educacional em curso de graduação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
179213.pdf 344.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar