dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mayerle, Sergio Fernando |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Tramontin, Marinês Pinho |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T04:39:43Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T04:39:43Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
179212 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79497 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Problema de Alocação de Veículos (VSP - Vehicle Scheduling Problem) consiste em atribuir veículos a um conjunto predeterminado de viagens, com horários de saída e chegada fixos, minimizando os custos operacionais. O objetivo desta pesquisa é comparar a eficiência de algumas técnicas heurísticas para a solução do VSP, e em particular a aplicação da metaheurística denominada Busca Local Dirigida (BLD) quando aplicada sobre soluções iniciais obtidas com as heurísticas pesquisadas. BLD é um método geral, baseado em penalidades, as quais são utilizadas no algoritmo de busca local, para ajudar a guiar a busca para fora de mínimos locais. A técnica opera aumentando a função objetivo com as penalidades. O método BLD foi aplicado para duas funções objetivas distintas, uma baseada em custo e a outra em tempo, utilizando como soluções iniciais as soluções obtidas pelo método de programação concorrente e o método de atribuição. Uma importante contribuição deste trabalho é o estudo computacional que compara a metaheurística com as soluções iniciais citadas, utilizando dados reais e custos fictícios. As conclusões são apresentadas sobre a qualidade dos resultados e sugestões para trabalhos futuros são comentadas |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 96 f.| quads. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Heuristica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Transporte rodoviario |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Custo operacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Transporte urbano |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Custo operacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Transito - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estimativa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Transito - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fluxo |
pt_BR |
dc.title |
Resolução do problema de alocação de veículos: comparação de algumas técnicas heurísticas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |