A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Komosinski, Leandro Jose pt_BR
dc.contributor.author Moraes, Eunice Léa de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T04:36:50Z
dc.date.available 2012-10-18T04:36:50Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181771 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79492
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Computação. pt_BR
dc.description.abstract O projeto desenvolvido enfocou a questão da construção coletiva do conhecimento de Sociologia no Ensino Médio, através da integração de tecnologia computacional, metodologia e atividades de aprendizagem.A pesquisa foi categorizada como uma pesquisa qualitativa através da qual estruturou-se uma experiência didático-metodológica, de construção de conhecimentos de Sociologia em Ambiente de Aprendizagem Colaborativo, com apoio do computador.A proposta metodológica que se implementou, com apoio do computador, tem como foco a construção do conhecimento pelos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.Embasa - se na abordagem sociointeracionista, no pensamento de Paulo Freire e Vygotsky. O modelo criado de modelagem do Ambiente de Aprendizagem Colaborativo de Sociologia do Ensino Médio, denominado - ACASEM - é uma grande teia que interliga vários ambientes, formando um imenso hipertexto. Este ambiente é composto pela agenda de estudos, aula expositiva, lista de discussão, home page, dúvidas. Estes associados entre si formam os elos da teia e criam outros ambientes conectados mutuamente, constituindo novos elos de ligação ao ambiente central - ACASEM. Os cinco ambientes são acessados no menu principal, possibilitando penetrar nos diversos assuntos sociológicos, de acordo com as orientações das temáticas geradoras construídas na sala de aula, além de pesquisa, cadastro de endereços, trocas, debates, arquivo das aulas, construção coletiva.Deste modo, os conteúdos sociológicos, serão os resultados de um processo dialógico que desperta nos sujeitos envolvidos uma outra maneira de relacionar-se com a experiência vivida. As interações entre os diversos ambientes do ACASEM acontecem a partir das conexões que o aluno estabelece na sua participação em construir o conhecimento. pt_BR
dc.format.extent 105 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Computação pt_BR
dc.subject.classification Sociologia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Segundo grau) pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title A construção de conhecimentos sociológicos em ambientes colaborativos de aprendizagem: uma interação tecnometodológica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
181771.pdf 17.67Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar