Proposta de educação a distância em uma visão sócio-interacionista: um sonho possível para a formação de educadores no meio rural

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Proposta de educação a distância em uma visão sócio-interacionista: um sonho possível para a formação de educadores no meio rural

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Monken, Eliane Maria Freitas pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T04:29:13Z
dc.date.available 2012-10-18T04:29:13Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 187657 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79480
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Um recorte sobre a realidade do ensino público no meio rural: passividade no conhecimento, inacessibilidade às novas tecnologias e práticas de aprendizagens dissociadas da realidade contemporânea. A partir deste ângulo, vivenciado em uma escola da região rural, no entorno da capital mineira, deu-se início a um estudo reflexivo sobre as possibilidades de construção de um plano de formação continuada para professores que atuam no eixo rural do Estado de Minas Gerais. Para atingir esse objetivo, buscou-se investigar as tendências pedagógicas que tiveram influência no processo educacional da atualidade, estudando conceitos, parâmetros de ação, projetos de educação, chegando à vanguarda do Ensino a Distância, com reflexões sobre sua contribuição para o desenvolvimento do ato de ensinar e aprender. Nessa contextualização, são propostos os parâmetros para um plano de Educação a Distância, na vertente sócio-interacionista, através da metodologia da Pedagogia de Projetos, não deixando de versar sobre o papel do educador na atualidade e a importância de sua capacitação em serviço. Por intermédio desta pesquisa, pôde-se concluir que o Ensino a Distância é uma ferramenta pedagógica eficaz no processo de formação para docentes e acesso a um estilo educacional interativo, versátil, capaz de superar as barreiras do espaçamento com agilidade, precisão, somando-se ao atributo da democracia, pois favorece que educadores, até então flagelados da oportunização profissional, sejam contemplados com as modernas técnicas de capacitação. Por fim, este trabalho também salienta que, no outro lado deste processo, está o aluno, grande beneficiado com o programa de atualização, desenvolvimento e capacitação de professores, com os mecanismos da Educação a Distância. pt_BR
dc.format.extent ii, 149 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Escolas rurais pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Proposta de educação a distância em uma visão sócio-interacionista: um sonho possível para a formação de educadores no meio rural pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
187657.pdf 2.047Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar