Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária

DSpace Repository

A- A A+

Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Verdinelli, Miguel Angel pt_BR
dc.contributor.author Macedo, Sandré Granzzotto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T04:25:41Z
dc.date.available 2012-10-18T04:25:41Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179209 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79474
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico pt_BR
dc.description.abstract A Avaliação Institucional vem despertando interesse dos responsáveis pela educação superior, como instrumento de melhoria das instituições. Isto leva à compreensão do conjunto de valores e pressupostos que subsidia uma prática antecipativa, utilizando uma linguagem comum, não permitindo a classificação de cursos, pessoas e/ou faculdades, mas o estabelecimento de diagnósticos que possam sinalizar necessárias mudanças no processo interno da instituição, na direção da qualidade. A qualidade só poderá ser captada por um processo avaliativo, baseado nos critérios da transparência, garantindo a discussão dos resultados, a sua viabilidade e os meios para melhora-la, caso seja necessário. A Avaliação de Desempenho Docente, como parte central deste trabalho, tem como objetivo analisar a qualidade da ação docente e os aspectos pedagógicos que podem ser melhorados. O desempenho docente, por sua vez, pode ser avaliado sob diversas óticas, pelos próprios docentes, através da auto-avaliação, pelos pares e pelos alunos, dentre outras. Escolheu-se, neste trabalho, utilizar a avaliação realizada a partir do julgamento dos alunos. A metodologia proposta utiliza dados qualitativos e oportuniza alunos a expressarem suas opiniões, constituindo um processo contínuo e participativo, onde os sujeitos envolvidos aprendem a pensar em termos de seus objetivos. Uma visão do todo só poderá ser efetivada pela análise simultânea das múltiplas relações que constituem qualquer fato, processo ou fenômeno. Neste sentido, é recomendado utilizar, como recurso analítico, a técnica da Análise de Correspondência Múltipla, por constituir uma ferramenta de alta inferência no tratamento de grandes massas de dados, compostas de diversas categorias das "n" variáveis. Esta forma de análise favorece melhor observação dos gestores nas percepções que os alunos têm sobre o desempenho docente em determinada situação, possibilitando direcionar investimentos na procura de qualidade. A validação, feita sobre um caso real, incluindo 175 professores ministrando 419 disciplinas, avaliadas por 2980 alunos de uma Instituição de Ensino Superior, demonstrou a eficácia da metodologia proposta, abrindo perspectivas para sua utilização em todas instituições que colhem informações da avaliação docente pelo discentes e, ainda, nas análises interinstitucionais pt_BR
dc.format.extent xiii, 131 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades - pt_BR
dc.subject.classification Corpo docente pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Professores universitarios - pt_BR
dc.subject.classification Avaliacao pt_BR
dc.subject.classification Padrões de desempenho pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Desempenho docente pela avaliação discente: uma proposta metodológica para subsidiar a gestão universitária pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
179209.pdf 496.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar