O valor da marca para consumidores de surfweare

DSpace Repository

A- A A+

O valor da marca para consumidores de surfweare

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Prado Filho, Kleber pt_BR
dc.contributor.author Cota, Luciana pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T03:43:38Z
dc.date.available 2012-10-18T03:43:38Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 187907 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79430
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A influência da marca na decisão de compra dos consumidores de surfwear é o assunto central dessa dissertação, que tem como objetivos principais identificar os fatores que determinam o comportamento de consumo dos surfistas. Esse trabalho foi realizado com 42 jovens das cidades de Curitiba e Florianópolis e foi estruturado a partir da análise do discurso dos entrevistados que avaliaram os vários produtos de surfwear disponíveis no mercado. Para realização desse estudo, foi utilizada pesquisa qualitativa, aplicando-se a técnica dos grupos de foco (focus group). Esta envolveu seis etapas: a delimitação dos objetivos, a preparação da lista de perguntas, a definição dos critérios para o recrutamento dos entrevistados, as discussões em grupo, a classificação dos dados em categorias por proximidade de idéias e a redação do relatório. De modo geral, percebe-se que os consumidores de surfwear não são fiéis a uma marca por si própria, isto é, estão sempre buscando produtos inovadores e diferenciados. Entretanto, esta pesquisa demonstra que a marca é um elemento fundamental na definição de compra. Ela influencia a escolha dos surfistas, desde que atenda ao seu estilo de vida, ao mesmo tempo simples e arrojado. Além disso, ela funciona como forma de socialização, ou seja, ajuda a definir uma pessoa em relação às outras, sendo muito importante para a integração e o reconhecimento no grupo ao qual ela pertence. Analisando-se as características da marca consideradas mais importantes na decisão de compra dos consumidores de surfwear, conclui-se que existem alguns aspectos que devem ser priorizados para que ela possa destacar-se entre as melhores e conquistar o consumidor. Esses aspectos compreendem, além da qualidade, preço, investimentos em publicidade e propaganda, sintonia com o espírito do surfista, e fidelidade às origens do surf. pt_BR
dc.format.extent iv, 116 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Marca registrada pt_BR
dc.subject.classification Nomes comerciais pt_BR
dc.subject.classification Consumidores - pt_BR
dc.subject.classification Preferencia pt_BR
dc.subject.classification Comportamento do consumidor pt_BR
dc.title O valor da marca para consumidores de surfweare pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
187907.pdf 3.209Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar