dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Kopittke, Bruno Hartmut |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Dettmer, Armando Luiz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T03:23:22Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T03:23:22Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
183297 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79405 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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dc.description.abstract |
A partir do jogo de empresas GI-EPS foi desenvolvido um micro-mundo dentro do qual podem ser criados virtualmente infinitos cenários buscando cada um enfatizar um determinado aspecto da gestão/administração de uma empresa industrial. Este micro-mundo consiste de um conjunto de ferramentas na forma de programas de computador que pode ser utilizado pelos alunos e/ou pelo animador. O modelo original do GI-EPS foi totalmente remodelado permitindo acesso a mais de trinta parâmetros diferentes que anteriormente eram fixos. Com estes parâmetros poderão ser construídos os cenários que poderão ser investigados pelos alunos utilizando sistemas de apoio especificamente desenvolvidos. A composição criteriosa do cenário e a utilização das ferramentas de apoio permitem criar um verdadeiro laboratório virtual de engenharia de produção. O novo modelo GI-EPS é uma ferramenta que destina-se/adequa-se ao ensino de algumas técnicas que fazem parte do rol dos conhecimentos da engenharia de produção. Apesar disto o desenvolvimento deste modelo pode servir de referência para trabalhos semelhantes (remodelagens) ou até mesmo na criação de novos jogos. A experiência adquirida com as aplicações do GI-EPS confirmam as afirmações encontradas na literatura no que diz respeito aos efeitos positivos efetuados, na motivação e participação dos alunos, pelos jogos de empresas. Esta constatação leva a conclusão de que a técnica de jogos de empresa configura um rico e promissor campo de desenvolvimento para ferramentas de ensino; em especial para o ensino de engenharia de produção. |
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dc.format.extent |
xv, 297 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Métodos de simulação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Jogos (Administração) |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodos de simulação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Laboratorios de engenharia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas de suporte de decisao |
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dc.title |
Concebendo um laboratório de engenharia de produção utilizando um jogo de empresas |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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