Concebendo um laboratório de engenharia de produção utilizando um jogo de empresas

DSpace Repository

A- A A+

Concebendo um laboratório de engenharia de produção utilizando um jogo de empresas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Kopittke, Bruno Hartmut pt_BR
dc.contributor.author Dettmer, Armando Luiz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T03:23:22Z
dc.date.available 2012-10-18T03:23:22Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 183297 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79405
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract A partir do jogo de empresas GI-EPS foi desenvolvido um micro-mundo dentro do qual podem ser criados virtualmente infinitos cenários buscando cada um enfatizar um determinado aspecto da gestão/administração de uma empresa industrial. Este micro-mundo consiste de um conjunto de ferramentas na forma de programas de computador que pode ser utilizado pelos alunos e/ou pelo animador. O modelo original do GI-EPS foi totalmente remodelado permitindo acesso a mais de trinta parâmetros diferentes que anteriormente eram fixos. Com estes parâmetros poderão ser construídos os cenários que poderão ser investigados pelos alunos utilizando sistemas de apoio especificamente desenvolvidos. A composição criteriosa do cenário e a utilização das ferramentas de apoio permitem criar um verdadeiro laboratório virtual de engenharia de produção. O novo modelo GI-EPS é uma ferramenta que destina-se/adequa-se ao ensino de algumas técnicas que fazem parte do rol dos conhecimentos da engenharia de produção. Apesar disto o desenvolvimento deste modelo pode servir de referência para trabalhos semelhantes (remodelagens) ou até mesmo na criação de novos jogos. A experiência adquirida com as aplicações do GI-EPS confirmam as afirmações encontradas na literatura no que diz respeito aos efeitos positivos efetuados, na motivação e participação dos alunos, pelos jogos de empresas. Esta constatação leva a conclusão de que a técnica de jogos de empresa configura um rico e promissor campo de desenvolvimento para ferramentas de ensino; em especial para o ensino de engenharia de produção. pt_BR
dc.format.extent xv, 297 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Métodos de simulação pt_BR
dc.subject.classification Jogos (Administração) pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Metodos de simulação pt_BR
dc.subject.classification Laboratorios de engenharia pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de suporte de decisao pt_BR
dc.title Concebendo um laboratório de engenharia de produção utilizando um jogo de empresas pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
183297.pdf 12.74Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar