Estruturação de sistema de informações geográfico-ambiental da sub-bacia hidrográfica do Ribeirão da Velha, Blumenau-SC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estruturação de sistema de informações geográfico-ambiental da sub-bacia hidrográfica do Ribeirão da Velha, Blumenau-SC

Mostrar registro completo

Título: Estruturação de sistema de informações geográfico-ambiental da sub-bacia hidrográfica do Ribeirão da Velha, Blumenau-SC
Autor: Fernandes, Glaucia Maria Oliveira
Resumo: Atualmente a bacia hidrográfica é cada vez mais utilizada como unidade de planejamento e de gestão ambiental, e adotada como unidade do espaço geográfico para o desenvolvimento de projetos e ações relativos aos recursos naturais. O presente trabalho aborda o uso de Sistema de Informações Geográfico-Ambiental, como um instrumento de gestão de bacias hidrográficas, que permite obter respostas para as questões relativas aos recursos hídricos. Foi realizado um levantamento dos principais usos do solo e da qualidade da água da sub-bacia hidrográfica do ribeirão da Velha, localizada no município de Blumenau, permitindo caracterizar esta sub-bacia e detectar conflitos de uso. Este trabalho buscou contribuir para o processo de gestão ambiental, aplicando e avaliando procedimentos e técnicas de Sensoriamento Remoto, de Cadastro Técnico Multifinalitario (CTM) e de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para a geração, atualização, integração e análise de informações geo-referenciadas da sub-bacia do ribeirão da Velha. Para o SIG Ambiental foram utilizados os dados existentes em mapas topográficos e temáticos, fotografias aéreas e imagens de satélite, estruturados na forma de Cadastro Técnico Ambiental, e através de um SIG. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utilização do SIG Ambiental tomou viável o desenvolvimento de análises espaciais, através da sobreposição de planos de informações, permitindo a avaliação de atividades humanas potencialmente geradoras de impactos ambientais. Além disso, o SIG Ambiental possibilita a rápida e fácil recuperação, visualização, edição, atualização e manipulação automática dos dados. Além da geração de novas informações e mapas, atendendo a demandas específicas, abrindo a possibilidade de novos estudos mais detalhados no futuro ou a avaliação de outros projetos de desenvolvimento que venham a ser propostos para esta área.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79382
Data: 2000


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
183550.pdf 46.17Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar