O programa de educação permanente enquanto alicerce do planejamento estratégico frente às mudanças organizacionais: [dissertação] /

DSpace Repository

A- A A+

O programa de educação permanente enquanto alicerce do planejamento estratégico frente às mudanças organizacionais: [dissertação] /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Malschitzky, Nancy pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T02:56:19Z
dc.date.available 2012-10-18T02:56:19Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174590 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79381
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract A educação é uma das instâncias que deve ajudar na comunicação e transformação cultural das pessoas e organizações e deixa de ser transitória para se tornar permanente, atendendo a uma exigência do mundo globalizado. O comprometimento das pessoas com os processos e os resultados torna-se cada vez mais importante, pois as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica, buscando a participação conjunta de seus colaboradores, cada qual contribuindo com algum conhecimento. Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso em empresa de médio porte, abordando situações de intervenção na cultura organizacional, através de um Programa de Educação Permanente, servindo de base para a condução do processo de Planejamento Estratégico; buscando estimular nas pessoas as mudanças de paradigmas, vindo ao encontro das inovações tecnológicas e de Gestão de Pessoas. A abordagem utilizada para a estruturação dos módulos que compõem o Programa de Educação Permanente, foi através da solicitação do dirigente da empresa e posteriormente do Diagnóstico Organizacional Participativo, havendo a participação de todos os níveis hierárquicos, que apontaram as necessidades refletidas na importância do conhecimento para a quebra de resistências. As pessoas demonstraram grande interesse em participar do Programa para adquirir conhecimentos necessários para a participação e o envolvimento com o Planejamento Estratégico da Empresa. Conclui com a análise dos dados levantados na Pesquisa de Acompanhamento dos Resultados do Programa de Educação Permanente, aplicada através de questionário. Constata-se que o envolvimento das pessoas nos processos decisórios e a disseminação dos conhecimentos e informações em todos os níveis, levam a uma maior responsabilidade e controle do seu próprio trabalho, trazendo maior comprometimento com os resultados estratégicos e operacionais. Entende-se que as pessoas são os elementos chave para o Sistema de Aprendizagem e o Planejamento Estratégico Organizacional, pois são elas que detém a experiência e a competência para o alcance dos resultados, porém como qualquer "máquina", precisa ser "lubrificada" com valorização e aproveitamento adequado em suas habilidades e em seu conhecimento. pt_BR
dc.format.extent 112 f.| il., grafs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação permanente pt_BR
dc.subject.classification Cultura organizacional pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento organizacional pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estrategico pt_BR
dc.title O programa de educação permanente enquanto alicerce do planejamento estratégico frente às mudanças organizacionais: [dissertação] / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
174590.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar