A qualidade dos cursos de mestrado em administração: uma avaliação pela percepção discente

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A qualidade dos cursos de mestrado em administração: uma avaliação pela percepção discente

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Colossi, Nelson pt_BR
dc.contributor.author Finger, Andrew Beheregarai pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T02:28:19Z
dc.date.available 2012-10-18T02:28:19Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 179190 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79344
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho trata da qualidade dos cursos de Pós-Graduação em Administração, mais especificamente o Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - CPGA/UFSC, discutindo essa qualidade segundo a percepção de seus discentes. Apresenta uma discussão sobre a importância não só atual, como histórica, da qualidade dentro da sociedade e dos meios de produção, identificando a evolução de seus conceitos e formas de alcançá-la. Com base nisto, apresenta e caracteriza as Instituições de Ensino Superior, e a sua busca e necessidade por qualidade de diferentes formas e em diferentes âmbitos, demonstrando a utilização da avaliação como um instrumento administrativo para se melhorar a qualidade, principalmente, na pós-graduação, onde geralmente, a única avaliação realizada é a externa e padronizada pelas Agências de fomento e regulamentadoras. Foi realizada uma pesquisa de campo com os discentes do CPGA/UFSC, procurando identificar o que é qualidade em um curso de pós-graduação e se a percepção dos discentes sobre a qualidade do seu curso corresponde com a avaliação do curso realizada pelas CAPES. Através dos pontos de convergência e divergência entre a visão dos discentes do curso, e da avaliação realizada pela CAPES, o trabalho demonstra, não só a importância, como possível necessidade de se agregar novos fatores as atuais avaliações sofridas pelos programas, como a percepção do discente, e principalmente, a importância da busca da qualidade também pelo curso de diferentes formas, além da avaliação padrão da CAPES pt_BR
dc.format.extent xii, 175 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Pós-graduação pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Qualidade pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Pós-graduação) pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title A qualidade dos cursos de mestrado em administração: uma avaliação pela percepção discente pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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