dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Colossi, Nelson |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Finger, Andrew Beheregarai |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T02:28:19Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T02:28:19Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
179190 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79344 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho trata da qualidade dos cursos de Pós-Graduação em Administração, mais especificamente o Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - CPGA/UFSC, discutindo essa qualidade segundo a percepção de seus discentes. Apresenta uma discussão sobre a importância não só atual, como histórica, da qualidade dentro da sociedade e dos meios de produção, identificando a evolução de seus conceitos e formas de alcançá-la. Com base nisto, apresenta e caracteriza as Instituições de Ensino Superior, e a sua busca e necessidade por qualidade de diferentes formas e em diferentes âmbitos, demonstrando a utilização da avaliação como um instrumento administrativo para se melhorar a qualidade, principalmente, na pós-graduação, onde geralmente, a única avaliação realizada é a externa e padronizada pelas Agências de fomento e regulamentadoras. Foi realizada uma pesquisa de campo com os discentes do CPGA/UFSC, procurando identificar o que é qualidade em um curso de pós-graduação e se a percepção dos discentes sobre a qualidade do seu curso corresponde com a avaliação do curso realizada pelas CAPES. Através dos pontos de convergência e divergência entre a visão dos discentes do curso, e da avaliação realizada pela CAPES, o trabalho demonstra, não só a importância, como possível necessidade de se agregar novos fatores as atuais avaliações sofridas pelos programas, como a percepção do discente, e principalmente, a importância da busca da qualidade também pelo curso de diferentes formas, além da avaliação padrão da CAPES |
pt_BR |
dc.format.extent |
xii, 175 f.| grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pós-graduação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Qualidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Pós-graduação) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
A qualidade dos cursos de mestrado em administração: uma avaliação pela percepção discente |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |