dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Medeiros, José Gonçalves |
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dc.contributor.author |
Silva, Rosária Maria Fernandes da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T01:24:58Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T01:24:58Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
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dc.identifier.other |
152808 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79277 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem como referencial teórico a equivalência de estímulos, mais especificamente os comportamentos de generalização, a partir do ensino de palavras treino com sete crianças não alfabetizadas, com idades variando entre 7 e 14 anos, cujos objetivos: a) verificar o efeito das sondas de leitura sobre a ocorrência de leitura com compreensão e b) verificar se a apresentação das tentativas de sondas de leitura, apresentadas entre as tentativas reforçadas da exclusão, aumenta a probabilidade de leitura generalizada através da recombinação entre as unidades menores que compõem as palavras ensinadas. Dois conjuntos de sondas de leitura (AAA e ABA) foram apresentados durante a etapa de exclusão, quando estava em andamento um procedimento de escolha de acordo com o modelo, além de serem apresentados também nas etapas dos pré e pós-testes. Na sonda AAA, as palavras de generalização foram as mesmas durante as etapas de pré/pós-testes e exclusão. Na sonda ABA, as palavras de generalização foram as mesmas durante as etapas de pré/pós-teste e diferentes na etapa de exclusão. Os resultados finais demonstram que, quatro sujeitos apresentaram o comportamento de generalização e três demonstraram que provavelmente com mais tempo apresentariam semelhante comportamento. As sondas AAA e ABA não produziram generalização diferencial entre os dois grupos de sujeitos. |
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dc.format.extent |
127f.| grafs., tabs. + |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Psicologia de aprendizagem |
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dc.subject.classification |
Disturbios da aprendizagem nas criancas |
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dc.subject.classification |
Equivalência (Linguística) |
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dc.subject.classification |
Compreensao na leitura |
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dc.subject.classification |
Leitura |
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dc.title |
O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem / |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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