O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /

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O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Medeiros, José Gonçalves pt_BR
dc.contributor.author Silva, Rosária Maria Fernandes da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T01:24:58Z
dc.date.available 2012-10-18T01:24:58Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 152808 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79277
dc.description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como referencial teórico a equivalência de estímulos, mais especificamente os comportamentos de generalização, a partir do ensino de palavras treino com sete crianças não alfabetizadas, com idades variando entre 7 e 14 anos, cujos objetivos: a) verificar o efeito das sondas de leitura sobre a ocorrência de leitura com compreensão e b) verificar se a apresentação das tentativas de sondas de leitura, apresentadas entre as tentativas reforçadas da exclusão, aumenta a probabilidade de leitura generalizada através da recombinação entre as unidades menores que compõem as palavras ensinadas. Dois conjuntos de sondas de leitura (AAA e ABA) foram apresentados durante a etapa de exclusão, quando estava em andamento um procedimento de escolha de acordo com o modelo, além de serem apresentados também nas etapas dos pré e pós-testes. Na sonda AAA, as palavras de generalização foram as mesmas durante as etapas de pré/pós-testes e exclusão. Na sonda ABA, as palavras de generalização foram as mesmas durante as etapas de pré/pós-teste e diferentes na etapa de exclusão. Os resultados finais demonstram que, quatro sujeitos apresentaram o comportamento de generalização e três demonstraram que provavelmente com mais tempo apresentariam semelhante comportamento. As sondas AAA e ABA não produziram generalização diferencial entre os dois grupos de sujeitos. pt_BR
dc.format.extent 127f.| grafs., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia de aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Disturbios da aprendizagem nas criancas pt_BR
dc.subject.classification Equivalência (Linguística) pt_BR
dc.subject.classification Compreensao na leitura pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.title O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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