dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Heberle, Viviane Maria |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Buschle, Cristala Athanazio |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T01:19:13Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T01:19:13Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
174053 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79271 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Estudos sobre a abordagem de pensar do professor tem se concentrado em teorias e crenças. Estes estudos tem uma importância dupla. Primeiro, chamam atenção para os complexos processos cognitivos que envolvem ensinar uma língua estrangeira (inglês) Segundo, porque eles enfatizam a importância de compreender a crença do professor como maneira de entender sua atuação em sala de aula. Nesta dissertação investigo três momentos/ fragmentos do discurso de um professor de LE: um questionário, um conjunto de perguntas reflexivas e uma entrevista. Baseada na literatura sobre formação do professor, teoria da Análise Crítica do Discurso, (Fairclough, 1989; 1992) com o objetivo de revelar crenças de um professor de inglês graduado. A análise do Discurso serviu como ferramenta de leitura para examinar as crenças textualmente/lingüísticamente expressadas por este professor. Os textos escritos foram analisados a partir da Gramática Sistêmica de Halliday (1985; 1994). O exame dos processos verbais e dos participantes sugerem que a informante possui um conjunto sistematizado de crenças que tendem ser bastante tradicional, e que são organizadas, construídas socialmente através das experiências em sala de aula e fora. Este estudo sinaliza que o desenvolvimento do professor se dê a partir da conscientização crítica e da reflexão sobre variantes educacionais, nas quais a língua inglesa como língua estrangeira é vista num contexto social mais amplo. |
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dc.format.extent |
vi, 95 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Lingua inglesa - |
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dc.subject.classification |
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Analise do discurso |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Critica |
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dc.title |
A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study / |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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