Avaliação de eficiência produtiva de cursos de graduação, empregando análise envoltória de dados

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação de eficiência produtiva de cursos de graduação, empregando análise envoltória de dados

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapa, Jair dos Santos pt_BR
dc.contributor.author Dalmas, José Carlos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T00:56:21Z
dc.date.available 2012-10-18T00:56:21Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174047 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79245
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese trata de Fronteiras de Eficiência Produtiva de Cursos de Graduação de uma mesma área acadêmica. Um modelo DEA foi construído para avaliar a eficiência produtiva de cursos de graduação de modo que fossem atendidos os seguintes princípios: o curso de graduação é o objeto e o agente da avaliação; o objetivo da avaliação é a melhoria do curso; o curso deve ser avaliado globalmente; e, a identidade acadêmica do curso de graduação deve ser respeitada. O modelo foi aplicado para construir uma fronteira de eficiência produtiva dos cursos de Administração localizados na Região Sul do Brasil, a partir dos dados e resultados dos Exames Nacionais de Cursos realizados em 1998, que foram submetidos a análise de conglomerados e análise fatorial. Na modelagem DEA foram consideradas relevantes variáveis representativas de aspectos qualitativos e quantitativos dos formandos e dos docentes, além de variáveis relativas à infra-estrutura dos cursos. Modelos CCR e BCC foram aplicados para analisar retornos de escala. O principal resultado do estudo é uma fronteira de produção empírica formada de nove facetas, que exibem retornos de escala não-crescentes. Os cursos com produtividade máxima observada são, em geral, de porte pequeno e com corpo docente bem qualificado. Os resultados empíricos mostram que a ênfase dos cursos de universidades públicas, cujos corpos docentes são de melhor qualificação acadêmica e com regime de trabalho em dedicação exclusiva, volta-se mais para resultados qualitativos do que quantitativos, quando comparados aos cursos de universidades particulares. Com relação aos cursos ineficientes foram estimadas duas metas eficientes. Uma que possibilita aumento médio de aproximadamente 20% na produtividade, caso sejam eliminadas as ineficiências de gestão. Outra, com eliminação simultânea das ineficiências de gestão e de escala, que proporciona um aumento mínimo de 60% na produtividade parcial dos fatores de produção. Recomenda-se a realização de pesquisas que considerem aspectos não tratados nesta tese mas que têm impacto do desempenho dos cursos de graduação, como as variações temporais nos fluxos dos alunos, os impactos ambientais e regionais na eficácia das escolas e o patamar sócio-econômico da família no desempenho do aluno. pt_BR
dc.format.extent xiii, 106 f.| grafs., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades - pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Indicadores pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Escolas de administracao de empresas pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Produtividade pt_BR
dc.title Avaliação de eficiência produtiva de cursos de graduação, empregando análise envoltória de dados pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
174047.pdf 2.733Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar