O abandono nos cursos de graduação da UFSC em 1997: a percepção dos alunos-abandono /

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O abandono nos cursos de graduação da UFSC em 1997: a percepção dos alunos-abandono /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Soares, Dulce Helena Penna pt_BR
dc.contributor.author Hotza, Maria Aparecida Silveira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T00:00:18Z
dc.date.available 2012-10-18T00:00:18Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174547 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79172
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. pt_BR
dc.description.abstract Partindo de uma população de 1216 alunos-abandono na UFSC nos semestres 97-1 e 97-2, foram enviados 941 questionários àqueles que tinham endereço postal completo. Houve 80 respostas, 73 das quais consideradas válidas. Os resultados mostram que houve uma distribuição homogênea de respondentes dentre os vários cursos da universidade e uma concentração de abandono nas primeiras fases, que pode se justificar pela falta de informação e conseqüente decepção pelo curso. Procurando identificar pontos em comum no discurso dos respondentes que justificassem um determinado tipo de comportamento em relação ao curso universitário escolhido, propõe-se que existam três perfis básicos nos quais se pode identificar um aluno-abandono. As diferenças de comportamento estão baseadas em características individuais, do ambiente interno da UFSC e das condições exteriores a esta instituição. O perfil mais freqüente no grupo analisado foi o fator "indivíduo" como dominante na escolha. Neste perfil, não havia de antemão um interesse maior do aluno pelo curso e, por conseguinte, pouca ou nenhuma expectativa positiva em relação à sua conclusão. A partir de algum momento durante a graduação, houve uma mudança de interesse que ocasionou o abandono. O aluno que deixou a universidade nestas condições não se arrepende de sua decisão. No perfil "ambiente externo", cuja ocorrência foi a de segunda maior freqüência, o que ocorre é um interesse do aluno pelo curso num primeiro momento, uma expectativa positiva em relação à sua conclusão e a possibilidade de exercer a carreira escolhida. Em algum momento durante a graduação, o fator externo é preponderante na escolha do abandono, e este aluno continuaria o curso, caso as condições externas lhe fossem favoráveis. Em menor freqüência, aparecem os fatores ligados à própria estrutura da UFSC. Neste caso, apesar do interesse inicial do aluno pelo curso, e da expectativa positiva em relação à sua conclusão e a possibilidade de exercer a carreira escolhida, a partir de algum momento durante a graduação, algum fator interno da instituição foi definitivo na opção pelo abandono e este aluno tomaria a mesma decisão novamente. Conclui-se que se, do ponto de vista institucional, o abandono é uma perda, para o jovem este foi um momento de reflexão, ainda que tardio, sobre seus valores e perspectivas de futuro. Tal decisão foi, para a maioria dos ex-alunos pesquisados, um momento importante e positivo em suas vidas. pt_BR
dc.format.extent viii, [86] f.| grafs., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Evasao universitaria pt_BR
dc.subject.classification Orientacao educacional no ensino superior pt_BR
dc.title O abandono nos cursos de graduação da UFSC em 1997: a percepção dos alunos-abandono / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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