O impacto do mercado no modus operandi das instituições de ensino superior da grande Florianópolis
Mostrar registro completo
Título:
|
O impacto do mercado no modus operandi das instituições de ensino superior da grande Florianópolis |
Autor:
|
Nicolau, Fernando Jorge
|
Resumo:
|
Este estudo buscou verificar se o mercado se caracteriza como agente modificador na forma de atuação e no estabelecimento de políticas operacionais, seja de instalação ou de expansão, das Instituições de Ensino Superior - IES na região da Grande Florianópolis para o período de 1990 a 1999. Avaliou a evolução do número de instituições no período, identificando processos existentes, e a influência do elementos de mercado face ao crescimento populacional em relação ao oferecimento de cursos, de vagas, na forma de acesso e sua expansão. O desenvolvimento da pesquisa contou com entrevistas junto aos diretores das IES mais recentemente instaladas na região da Grande Florianópolis e pressupôs a avaliação de algumas dimensões causadoras de impacto à postura das IES, quais sejam: o Provão; o ENEM; o exame vestibular; o (des)estímulo à pesquisa; a organização em estrutura multicampi; os cursos e o ementário das grades curriculares; e, o corpo docente e discente, agentes do sistema. |
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79125
|
Data:
|
2000 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo