O impacto do mercado no modus operandi das instituições de ensino superior da grande Florianópolis

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O impacto do mercado no modus operandi das instituições de ensino superior da grande Florianópolis

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Título: O impacto do mercado no modus operandi das instituições de ensino superior da grande Florianópolis
Autor: Nicolau, Fernando Jorge
Resumo: Este estudo buscou verificar se o mercado se caracteriza como agente modificador na forma de atuação e no estabelecimento de políticas operacionais, seja de instalação ou de expansão, das Instituições de Ensino Superior - IES na região da Grande Florianópolis para o período de 1990 a 1999. Avaliou a evolução do número de instituições no período, identificando processos existentes, e a influência do elementos de mercado face ao crescimento populacional em relação ao oferecimento de cursos, de vagas, na forma de acesso e sua expansão. O desenvolvimento da pesquisa contou com entrevistas junto aos diretores das IES mais recentemente instaladas na região da Grande Florianópolis e pressupôs a avaliação de algumas dimensões causadoras de impacto à postura das IES, quais sejam: o Provão; o ENEM; o exame vestibular; o (des)estímulo à pesquisa; a organização em estrutura multicampi; os cursos e o ementário das grades curriculares; e, o corpo docente e discente, agentes do sistema.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79125
Data: 2000


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