dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ponchirolli, Osmar |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T22:36:48Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T22:36:48Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
176828 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79048 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa foi a de verificar a importância da teoria do agir comunicativo de Habermas na era do Capital Humano. O capital humano foi analisado como um elemento estratégio fundamental no mundo organizacional. O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo de caso, com utilização de fontes múltiplas de evidência. Os dados foram obtidos mediante entrevistas semi-estruturadas com dez gerentes da Volvo do Brasil, e de um questionário aplicado em um dos setores da empresa. A Análise dos dados foi efetuada de forma descritivo-interpretativa, abordagem predominantemente qualitativa. Utilizou-se, para tanto, a análise de conteúdo e a análise documental. Os dados revelam que o impacto da nova economia sobre os esquemas interpretativos de seus gestores necessitam de uma racionalidade não somente cognitivo-instrumental mas, de um modelo racionalidade comunicativa, onde as manifestações simbólicas dos homens encarnam saberes (convicções) intersubjetivamente partilhados. Tanto as ações de caráter cognitivo-instrumental como as ações orientadas ao entendimento são comuns e indispensáveis no planejamento estratégico de uma organização. O agir estratégico não pode ser concebido simplesmente como uma manipulação instrumental. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ix, 95 f.| il. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Capital humano |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento estrategico |
pt_BR |
dc.title |
O capital humano como elemento estratégico na economia da sociedade do conhecimento sob a perspectiva da teoria do agir comunicativo |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |