O capital humano como elemento estratégico na economia da sociedade do conhecimento sob a perspectiva da teoria do agir comunicativo

DSpace Repository

A- A A+

O capital humano como elemento estratégico na economia da sociedade do conhecimento sob a perspectiva da teoria do agir comunicativo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Ponchirolli, Osmar pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T22:36:48Z
dc.date.available 2012-10-17T22:36:48Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 176828 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79048
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa foi a de verificar a importância da teoria do agir comunicativo de Habermas na era do Capital Humano. O capital humano foi analisado como um elemento estratégio fundamental no mundo organizacional. O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo de caso, com utilização de fontes múltiplas de evidência. Os dados foram obtidos mediante entrevistas semi-estruturadas com dez gerentes da Volvo do Brasil, e de um questionário aplicado em um dos setores da empresa. A Análise dos dados foi efetuada de forma descritivo-interpretativa, abordagem predominantemente qualitativa. Utilizou-se, para tanto, a análise de conteúdo e a análise documental. Os dados revelam que o impacto da nova economia sobre os esquemas interpretativos de seus gestores necessitam de uma racionalidade não somente cognitivo-instrumental mas, de um modelo racionalidade comunicativa, onde as manifestações simbólicas dos homens encarnam saberes (convicções) intersubjetivamente partilhados. Tanto as ações de caráter cognitivo-instrumental como as ações orientadas ao entendimento são comuns e indispensáveis no planejamento estratégico de uma organização. O agir estratégico não pode ser concebido simplesmente como uma manipulação instrumental. pt_BR
dc.format.extent ix, 95 f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Capital humano pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Empresas pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estrategico pt_BR
dc.title O capital humano como elemento estratégico na economia da sociedade do conhecimento sob a perspectiva da teoria do agir comunicativo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
176828.pdf 215.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar