Abstract:
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Este estudo objetiva verificar o efeito de um ensino específico da metáfora sobre a metacognição a respeito da metáfora e sobre a compreensão e produção de enunciados metafóricos. O ensino oferecido aos sujeitos assenta-se sobre uma abordagem que prevê a aproximação de campos semânticos e leva em consideração a participação do leitor através do raciocínio analógico. Participam do estudo 79 sujeitos, alunos de duas quintas e duas oitavas séries do ensino fundamental da rede pública municipal de Balneário Camboriú, SC. Aplicou-se pré-teste aos grupos de controle e experimental que consistiu em atividades de conceituação da metáfora, produção de metáforas, compreensão de textos contendo metáforas e reconhecimento das metáforas em textos. Os grupos experimentais receberam um treinamento sobre metáforas, em fortna de aulas, após o pré-teste. O pós-teste consistiu na verificação das mesmas habilidades testadas no pré-teste, porém com textos diferentes. Após a análise quantitativa dos resultados, observou-se que os sujeitos que recebem o treinamento sobre metáforas obtiveram resultados positivos em todas as habilidades testadas, exceto compreensão, cujo controle foi prejudicado por falhas na testagem. Conclui-se que o ensino da metáfora pode deixar de ser um conteúdo secundário, alistado entre outras figuras de linguagem, para tomar-se uma importante "ferramenta" para a aquisição de conhecimentos novos. Destaca-se também a possibilidade de uso da metáfora como um recurso para a compreensão de textos. |