Ensino público, nacionalidade e controle social: política oligárquica em Santa Catarina na primeira república 1900-1922

DSpace Repository

A- A A+

Ensino público, nacionalidade e controle social: política oligárquica em Santa Catarina na primeira república 1900-1922

Show full item record

Title: Ensino público, nacionalidade e controle social: política oligárquica em Santa Catarina na primeira república 1900-1922
Author: Nóbrega, Paulo de
Abstract: A pesquisa tratou das reformas do ensino público primário na Primeira República brasileira, em particular no Estado de Santa Catarina, entre 1900 e 1922, os seus discursos oficiais, os seus programas escolares, e as práticas políticas oligárquica e coronelista - que se articulavam à "Política dos Governadores - predominantes no período, procurando relacioná-los. As reformas tinham como objetivo constituir e popularizar uma identidade nacional por intermédio da escola, com a assimilação dos imigrantes dos núcleos coloniais do Estado, e difundir uma visão que apresentava a hierarquia e o disciplinamento sociais como naturais e necessários para o progresso nacional, referenciados em concepções positivistas e identificados a um discurso republicano. Nos currículos, história, educação cívica e moral e ciências, acreditava-se, melhor cumpririam estes fins. As disciplinas de caráter científico seriam portadoras de uma capacidade de regeneração moral da sociedade. A revitalização das Escolas Normais será estratégica, com o investimento na formação de professores. Ao mesmo tempo promoveu-se uma racionalização financeira, administrativa, espacial, programática e pedagógica das escolas primárias, com a criação dos Grupos Escolares, uma escola de tipo graduada. Diluía-se assim, ideologicamente, as contradições de classe ao enfatizar-se a importância do disciplinamento social como meio para o progresso da nação.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoNota: O autor não disponibilizou o arquivo no formato digital (.pdf)
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78987
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar