dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Paladini, Edson P. (Edson Pacheco) |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Camargo, Leonidas Lopes de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T21:11:20Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T21:11:20Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
177321 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78947 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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dc.description.abstract |
Este trabalho foi desenvolvido a partir de referenciais teóricos que abordam a qualidade desde a sua história, passando pelos grandes nomes que trabalharam o tema, até os referenciais aplicativos de indicadores de qualidade como o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Toda essa fundamentação foi para embasar o modelo de gestão por indicadores de qualidade, aplicado às empresas do ramo de comércio. Enfatiza-se que não é uma proposta de modelo para avaliação do estágio de qualidade em que essas empresas se encontram, mas sim, um modelo que possa, a partir da avaliação dos resultados de alguns indicadores, orientar as estratégias para a obtenção de novas metas. Para a determinação dos indicadores que foram utilizados no modelo, além dos fundamentos teóricos levantados, desenvolveu-se um diagnóstico setorial que orientou as pesquisas feitas junto às empresas e aos consumidores destas, donde selecionou-se um grupo de indicadores mais relevantes para a percepção da qualidade, tanto do ponto de vista do cliente quanto da empresa. Com estes indicadores, elaborou-se um modelo de auto-avaliação, através de um conjunto de formulários, possibilitando aos empresários definirem suas metas e estratégias para o próximo mês e que, no final deste, possam avaliar os resultados atingidos pelos indicadores e estabelecer novas metas e estratégias para dar seqüência no sistema de melhoria contínua. Este modelo foi posto em prática em duas empresas que atuam no ramo do comércio de materiais para construção, onde encontrou-se algumas dificuldades e desacertos imediatamente detectados e corrigidos e, a partir de então, o modelo teve uma boa aceitação pelos empresários, estimulados pelos resultados obtidos e pela facilidade de aplicação. |
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dc.format.extent |
ii, 131 f.| il., tabs. + |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comercio |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento estrategico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Controle de qualidade |
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dc.title |
Uso de indicadores da qualidade para o gerenciamento estratégico de empresas do ramo comercial |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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