Uso de indicadores da qualidade para o gerenciamento estratégico de empresas do ramo comercial

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Uso de indicadores da qualidade para o gerenciamento estratégico de empresas do ramo comercial

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Paladini, Edson P. (Edson Pacheco) pt_BR
dc.contributor.author Camargo, Leonidas Lopes de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T21:11:20Z
dc.date.available 2012-10-17T21:11:20Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 177321 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78947
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho foi desenvolvido a partir de referenciais teóricos que abordam a qualidade desde a sua história, passando pelos grandes nomes que trabalharam o tema, até os referenciais aplicativos de indicadores de qualidade como o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Toda essa fundamentação foi para embasar o modelo de gestão por indicadores de qualidade, aplicado às empresas do ramo de comércio. Enfatiza-se que não é uma proposta de modelo para avaliação do estágio de qualidade em que essas empresas se encontram, mas sim, um modelo que possa, a partir da avaliação dos resultados de alguns indicadores, orientar as estratégias para a obtenção de novas metas. Para a determinação dos indicadores que foram utilizados no modelo, além dos fundamentos teóricos levantados, desenvolveu-se um diagnóstico setorial que orientou as pesquisas feitas junto às empresas e aos consumidores destas, donde selecionou-se um grupo de indicadores mais relevantes para a percepção da qualidade, tanto do ponto de vista do cliente quanto da empresa. Com estes indicadores, elaborou-se um modelo de auto-avaliação, através de um conjunto de formulários, possibilitando aos empresários definirem suas metas e estratégias para o próximo mês e que, no final deste, possam avaliar os resultados atingidos pelos indicadores e estabelecer novas metas e estratégias para dar seqüência no sistema de melhoria contínua. Este modelo foi posto em prática em duas empresas que atuam no ramo do comércio de materiais para construção, onde encontrou-se algumas dificuldades e desacertos imediatamente detectados e corrigidos e, a partir de então, o modelo teve uma boa aceitação pelos empresários, estimulados pelos resultados obtidos e pela facilidade de aplicação. pt_BR
dc.format.extent ii, 131 f.| il., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Comercio pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estrategico pt_BR
dc.subject.classification Controle de qualidade pt_BR
dc.title Uso de indicadores da qualidade para o gerenciamento estratégico de empresas do ramo comercial pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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