O processo de avaliação de cursos do Plano Nacional de Educação Profissional: um estudo de caso /

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O processo de avaliação de cursos do Plano Nacional de Educação Profissional: um estudo de caso /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Castro Neto, Mariano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T20:59:15Z
dc.date.available 2012-10-17T20:59:15Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 172711 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78933
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo geral suscitar discussões acerca do processo de avaliação de cursos do Plano Nacional de Educação Profissional - PLANFOR nos níveis de aprendizagem, reação e resultados. Baseado metodologicamente em princípios de pesquisa qualitativa, que defendem a importância da definição do objeto de estudo, da construção de suas técnicas de abordagem através de processos participativos no próprio contexto da pesquisa, este trabalho mostra como nas diferentes etapas do estudo o pesquisador busca, através da fundamentação teórica e da fala dos sujeitos, a fundamentação para os questionamentos acerca do processo de avaliação do Plano Nacional de Educação Profissional. Este estudo permitiu gerar, como resultado acadêmico, um conhecimento da realidade pesquisada, ou seja, das categorias que emergiram dos dados empíricos; uma discussão acerca de possibilidades de construção de novos princípios teóricos para se abordar a avaliação de cursos; e, através de pesquisas direcionadas, propor uma metodologia de avaliação no contexto dos cursos do PLANFOR e da educação profissional. As sínteses finais mostram que é urgente a necessidade de se discutir e pesquisar sobre o processo de avaliação de cursos - educação profissional para os excluídos - pelas características do PLANFOR, pelas características do mercado de trabalho e por ser um programa imprescindível para a educação profissional de trabalhadores, principalmente para o conjunto dos trabalhadores desempregados que, em muitos casos, encontra aí a única alternativa de qualificação profissional. pt_BR
dc.format.extent ix, 69 f.| grafs., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação para o trabalho pt_BR
dc.subject.classification Ensino profissional pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title O processo de avaliação de cursos do Plano Nacional de Educação Profissional: um estudo de caso / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Dias, Graciliano da Silva pt_BR


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