Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento /

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni pt_BR
dc.contributor.author Gariba Júnior, Maurício pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T20:55:28Z
dc.date.available 2012-10-17T20:55:28Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 161446 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78927
dc.description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho propõe um ambiente de gerenciamento, utilizando a Rede Internet, via Web e, tem como finalidade dar o suporte necessário para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento. O modelo proposto considera três classes de usuários: aluno, orientador e administrador. Dessa maneira, este sistema computacional é constituído de três ferramentas, destacando-se: Ferramenta de Administração do Ambiente - de uso do administrador do ambiente; Ferramenta de Gerenciamento do Projeto Interdisciplinar - direcionadas aos alunos e orientadores; e, Ferramentas de Apoio ao Projeto Interdisciplinar - também utilizada pelos alunos e orientadores. O uso do computador na educação, ou no caso a Internet, faz com que o aluno tenha uma participação ativa, pois este ambiente interativo permite a descoberta, tanto individualmente como em grupo. Enfim, ele constrói o seu próprio conhecimento. Outras características computacionais importantes desse ambiente, é a versatilidade, a flexibilidade que proporcionam um acesso ao programa em qualquer momento, fora dos limites da sala de aula ou laboratório. Ao orientador, , através das ferramentas, é permitido o acompanhamento ao aluno, podendo interagir pela Web, com recursos como fórum de debates, lista de discussão, correio eletrônico. A utilização da Internet, oferece vantagens que podem ser convertidas no aperfeiçoamento do aprendizado, desempenhando um proeminente papel no desenvolvimento de habilidades nos estudantes, tais como pensamento crítico, solução de problema e a capacidade de trabalhar colaborativamente. pt_BR
dc.format.extent xvi, 132f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Internet (Redes de computadores) pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Ensino - pt_BR
dc.title Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
161446.pdf 4.521Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar