A Necessidade da prática da criatividade e da melhoria dos relacionamentos interpessoais no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

A Necessidade da prática da criatividade e da melhoria dos relacionamentos interpessoais no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de pt_BR
dc.contributor.author Vidal, Dione Estrela pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T20:41:52Z
dc.date.available 2012-10-17T20:41:52Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 178591 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78904
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico pt_BR
dc.description.abstract Análise crítica da situação do trabalho didático-pedagógico do professor da escola de ensino superior que atualmente, concorrendo com novas tecnologias de informação e comunicação, precisa utilizar uma didática altamente eficiente. Para essa pesquisa foi utilizado, pela facilidade da coleta de dados e observação de uma série de experiências, o curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Tuiuti do Paraná, na cidade de Curitiba, Paraná, com o objetivo de se retratar o pensamento do estudante com relação às aulas de seu curso e a atuação de seus professores. Os resultados da pesquisa mostraram alunos que clamam por aulas dinâmicas e criativas e por um maior relacionamento interpessoal com os seus professores. No entanto, esses mesmos alunos demonstram falta de preparo para um trabalho voltado para a reflexão, pesquisa, pensamento crítico e se conservam ainda muito presos à reprodução e memorização de conhecimentos e noções já estruturados. Por outro lado, alguns professores resistem à idéia de se adaptarem aos novos tempos, receosos de, ao se afastarem da sua forma habitual de trabalho, perderem o controle da disciplina na turma e a autoridade frente à classe. Outro fato bastante interessante é que os próprios professores que apontaram o tipo de aluno criativo como aquele que mais chances tem de vencer na vida futura , não os citaram, de um modo geral, como que gostariam de ter em suas classes. Parece que ambos ? professores e alunos ? não têm um conhecimento perfeito do que seja trabalhar com mais criatividade e competência interpessoal, o que deixa clara a necessidade de um treinamento efetivo nesse sentido, tanto para o corpo docente como para o discente pt_BR
dc.format.extent x, 145 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Avaliação por alunos pt_BR
dc.subject.classification Competencia comunicativa pt_BR
dc.subject.classification Criatividade pt_BR
dc.subject.classification Relações humanas pt_BR
dc.title A Necessidade da prática da criatividade e da melhoria dos relacionamentos interpessoais no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cândido, Gesinaldo Ataíde pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
178591.pdf 355.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar