dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Abreu, Aline França de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Vidal, Dione Estrela |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T20:41:52Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T20:41:52Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
178591 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78904 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Análise crítica da situação do trabalho didático-pedagógico do professor da escola de ensino superior que atualmente, concorrendo com novas tecnologias de informação e comunicação, precisa utilizar uma didática altamente eficiente. Para essa pesquisa foi utilizado, pela facilidade da coleta de dados e observação de uma série de experiências, o curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Tuiuti do Paraná, na cidade de Curitiba, Paraná, com o objetivo de se retratar o pensamento do estudante com relação às aulas de seu curso e a atuação de seus professores. Os resultados da pesquisa mostraram alunos que clamam por aulas dinâmicas e criativas e por um maior relacionamento interpessoal com os seus professores. No entanto, esses mesmos alunos demonstram falta de preparo para um trabalho voltado para a reflexão, pesquisa, pensamento crítico e se conservam ainda muito presos à reprodução e memorização de conhecimentos e noções já estruturados. Por outro lado, alguns professores resistem à idéia de se adaptarem aos novos tempos, receosos de, ao se afastarem da sua forma habitual de trabalho, perderem o controle da disciplina na turma e a autoridade frente à classe. Outro fato bastante interessante é que os próprios professores que apontaram o tipo de aluno criativo como aquele que mais chances tem de vencer na vida futura , não os citaram, de um modo geral, como que gostariam de ter em suas classes. Parece que ambos ? professores e alunos ? não têm um conhecimento perfeito do que seja trabalhar com mais criatividade e competência interpessoal, o que deixa clara a necessidade de um treinamento efetivo nesse sentido, tanto para o corpo docente como para o discente |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 145 f.| grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
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dc.subject.classification |
Professores - |
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dc.subject.classification |
Avaliação por alunos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Competencia comunicativa |
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dc.subject.classification |
Criatividade |
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dc.subject.classification |
Relações humanas |
pt_BR |
dc.title |
A Necessidade da prática da criatividade e da melhoria dos relacionamentos interpessoais no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Cândido, Gesinaldo Ataíde |
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