Estágio a distância: uma proposta alternativa para a realização do estágio curricular

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estágio a distância: uma proposta alternativa para a realização do estágio curricular

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Alessio, Paulo Agostinho pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T20:27:07Z
dc.date.available 2012-10-17T20:27:07Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 178587 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78881
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo aborda o Estágio Curricular Supervisionado, seu histórico, legislação, importância como fator de complementação do processo ensino-aprendizagem e apresenta o referencial do Estágio Curricular Supervisionado, sua participação na formação profissional do estudante, conceitos e fundamentos. É apresentado o surgimento e contextualização do Teletrabalho, vantagens e desvantagens de sua utilização, principais tecnologias de apoio à realização do mesmo e sua utilização como instrumental para realização do Estágio a Distância. Os objetivos deste estudo são de eliminar as principais dificuldades vivenciadas para a realização do estágio tradicional e oportunizar com o uso de novas tecnologias a realização do Estágio a Distância. Neste trabalho, foram desenvolvidos instrumentos para acompanhar e avaliar a realização do Estágio a Distância. Com o fim de validar a proposta, foi implementado um estudo de caso, com a realização de um Estágio a Distância por parte de um estudante de Engenharia Industrial Mecânica do CEFET-PR. Por meio do levantamento bibliográfico, do estudo de caso realizado, do acompanhamento pessoal, dos relatos do estudante, do Professor Orientador do Estágio e do Supervisor na Empresa, foi possível verificar que o modelo proposto de realização do Estágio a Distância, com seus respectivos instrumentos de acompanhamento e avaliação, é viável de ser implementado. Nessas condições, é possível recomendar que as instituições de ensino devam investir em incorporar essa nova modalidade de estágio em suas atividades acadêmicas e investir continuamente no aprimoramento do modelo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino tecnico - pt_BR
dc.subject.classification Estagios pt_BR
dc.subject.classification Estagios supervisionados pt_BR
dc.title Estágio a distância: uma proposta alternativa para a realização do estágio curricular pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
PEPS1401-D.pdf 2.492Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar