A aprendizagem de professores da Universidade Federal de Santa Catarina para dirigir as unidades universitárias /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A aprendizagem de professores da Universidade Federal de Santa Catarina para dirigir as unidades universitárias /

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cunha, Cristiano Jose Castro de Almeida pt_BR
dc.contributor.author Silva, Maria Aparecida da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T20:14:39Z
dc.date.available 2012-10-17T20:14:39Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 169882 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78860
dc.description Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Entendo que, no papel de dirigente de unidade universitária, o professor é um aprendiz adulto, o estudo em questão busca compreender os processos de aprendizagem adotados por professores, no exercício do cargo de diretor, em onze Unidades Universitárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Através do estudo de casos, com abordagem qualitativa observou-se que os professores apresentam significativas diferenças nos processos de aprendizagem, dependendo da forma com que iniciaram as suas vidas profissionais. Para todos os professores pesquisados, independentemente do início da trajetória profissional, o processo de aprendizagem caracterizou-se por ser: informal, auto-direcionado, no trabalho, por ação e através de interação social. Durante a pesquisa, foi também observado que os professores adquiriram, desenvolveram ou perceberam a necessidade de novas competências: habilidades, conhecimentos e atividades. No campo interpessoal, as competências mais apontadas pelos professores, foram as habilidades de relacionamento com os colegas e as habilidades de resolução de conflitos. Poucos professores se referiram a conhecimentos, habilidades e atitudes contextuais. Dentre os conhecimentos e habilidades técnicas, a habilidade de alocação de recursos foi a mais valorizada pelos respondentes. Por fim, a investigação sobre a contribuição das diferentes disciplinas acadêmicas na aprendizagem dos professores que se tornaram dirigentes, demonstrou interessantes associações entre estilos, símbolos e tradições de suas disciplinas acadêmicas, com habilidades, conhecimentos ou atitudes interpessoais, contextuais ou técnicas adquiridas, desenvolvidas ou percebidas como necessárias. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Participação na administração pt_BR
dc.subject.classification Administradores de universidades - pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Treinamento pt_BR
dc.title A aprendizagem de professores da Universidade Federal de Santa Catarina para dirigir as unidades universitárias / pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
169882.pdf 6.856Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar