dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Proença, Rossana Pacheco da Costa |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Biazus, Marisa Angela |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T20:12:36Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T20:12:36Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
174489 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78856 |
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dc.description |
Dissertaçào (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2000 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa, utilizando a abordagem ergonômica, objetiva investigar como a implantação de cursos superiores de tecnologia está repercutindo nas condições de trabalho dos professores de uma instituição pública federal de educação tecnológica. A fundamentação teórica aprofunda tópicos relacionados ao tema de estudo. O estudo de caso, de caráter qualitativo, é do tipo descritivo/exploratório. As informações foram coletadas em observações, entrevistas informais e semi-estruturadas, consultas a documentos e materiais impressos. Utilizando a Análise Ergonômica do Trabalho, estabeleceu-se um diagnóstico e recomendações ergonômicas, com proposições relativas a aspectos cognitivos, organizacionais e ambientais. Considera-se que a atenção aos aspectos levantados, identificados com a Análise Ergonômica do Trabalho, poderá contribuir para a melhoria das condições de trabalho e saúde dos professores da instituição. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ergonomia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores universitarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Trabalho |
pt_BR |
dc.title |
Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica / |
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dc.type |
Dissertaçào (Mestrado) |
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